MUNDO INDO PARA O FINAL- Onda de calor levará a temperaturas recordes nos próximos dias
mperaturas para agosto está acima da média
Por Marcos Fantin — São Paulo
21/08/2023 18h41 Atualizado há 2 horas
Tendência é de que esse cenário permaneça sobre o Brasil até 26 de agostoTendência é de que esse cenário permaneça sobre o Brasil até 26 de agosto Climatempo/Reprodução
A semana começou com a interferência de uma onda de calor capaz de subir a temperatura muito além do padrão de agosto em vários Estados de todas as regiões. De acordo com a Climatempo, esperam-se quebras de recordes históricos para o mês, com temperaturas altas que devem durar até sábado (26/8).
O mês de agosto já vem sendo marcado por calor acima do normal, como em Cuiabá (MT), que registrou temperaturas entre 38°C e 40°C durante todo o período entre 1 e 12 de agosto. A média normal de temperatura máxima para agosto é de 34,7°C, pelo cálculo para o período de 1991 a 2020, informa a Climatempo.
No Sul, Porto Alegre registrou 33,1°C no dia 17 de agosto, 12°C acima da média normal de temperatura máxima para agosto, que fica em torno de 21°C.
Agora, a diferença é que esse calor deverá ser sentido de forma mais ampla, em vários Estados e regiões ao mesmo tempo.
De acordo com Vinicíus Lucyrio, meteorologista da Climatempo, desta vez, as temperaturas podem chegar aos 37°C em Campo Grande (MS) e Goiânia (GO), aos 42°C em Cuiabá (MT), 34°C em Brasília, 34°C em São Paulo e 39°C no Rio de Janeiro.
Saiba mais sobre o tempo na sua cidade e na sua propriedade
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) complementa e indica que, na maior parte do país, com destaque para as áreas centrais e interior do Nordeste, o tempo seco e a baixa umidade também acompanham o calor.
Região Sul
Uma frente fria sobre o oceano intensifica áreas de instabilidade que causarão acumulados de chuva que podem ultrapassar 10 milímetros no Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina no início da semana. Já no oeste da região, com destaque para o Paraná, há previsão de tempo seco e sem chuvas em grande parte da semana.
Região Sudeste
O tempo seco e sem chuvas é o destaque na região, principalmente em áreas do oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro e norte de Minas Gerais. De acordo com o Inmet, no norte mineiro, podem ser registrados baixos valores de umidade relativa do ar, inferiores a 30%.
Com relação à chuva, há previsão de precipitações com volumes maiores que 30 milímetros em áreas do Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais nos primeiros dias da semana.
Região Centro-Oeste
A persistência de uma massa de ar quente e seco mantém o tempo estável e sem chuvas em praticamente toda a região. O destaque do tempo seco fica para Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, onde valores abaixo de 20%, considerado crítico, devem ser registrados.
Região Nordeste
A previsão é de baixos valores de umidade relativa do ar e pouquíssimas chuvas, com destaque para o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e interior da região. Somente no litoral sul da Bahia podem ser registrados alguns baixos acumulados de chuva.
Região Norte
São previstos volumes de chuva maiores que 30 milímetros no noroeste do Amazonas, em consequência do calor e da alta umidade. Nas demais áreas, como Pará, Amapá e Tocantins, o tempo seco sem chuvas predomina.
VEJA MAIS
Mais lidas
Cargill faz oferta por ativos da Granol
Semana começa com tempo seco no Sudeste e Centro-Oeste
Copersucar planeja entrar no mercado de energia de biomassa
Persistem os sinas de fraqueza da agroindústria
Após forte atraso, compra de fertilizantes avança 77% no Brasil
Mais do Globo Rural
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook