MUNDO DOIDO-Telescópio Hubble registra imagem de “água-viva galáctica”


Hubble captura imagem de "galáxia água-viva" — Foto: Reprodução/NASA

Hubble captura imagem de “galáxia água-viva” — Foto: Reprodução/NASA

Em um comunicado, a NASA, agência especial americana, apresentou a mais nova imagem do universo captada pelo telescópio Hubble: uma “água-viva galáctica”. O registro revela, no canto esquerdo inferior, as estruturas da JW100, localizada a mais de 800 milhões de anos luz da Terra, na constelação de Pegasus.

Segundo a agência, os “tentáculos” que aparecem nela são gerados pelo fluxo de gases de formação estelar, o que levou os astrônomos a batizá-la de “galáxia água-viva”.

O fenômeno acontece quando duas galáxias encontram o gás difuso que permeia os aglomerados desses corpos celestes. À medida que a JW100 se movimenta, ela age como um vento contrário que pressiona os gases e poeiras cósmicas, o que cria as flâmulas capturadas pelo Hubble.

“Os fluxos de gás formador de estrelas pingando do disco da galáxia como manchas de tinta fresca”, definiu a NASA, em comunicado. O processo, segundo a agência, é chamado de RAM (Ram-Pressure Stripping).

Registro de “águas-vivas” cósmicas

 

Além da JW100, a imagem também mostra outras galáxias que fazem parte deste mesmo conglomerado. O registro, de acordo com a NASA, faz parte de uma sequência de observações do Hubble que têm o objetivo de explorar a formação de estrelas nas galáxias do tipo “água-viva”.

“Essas gavinhas representam a formação de estrelas em condições extremas e podem ajudar os astrônomos a entender melhor o processo de formação de estrelas em outras partes do universo”, explica a agência.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.