MUNDO DOIDO-Como impedir que a ansiedade do trabalho sabote suas férias


Por Alisha Haridasani Gupta, The New York Times

 

Especialistas dão dicas para evitar que a ansiedade com o trabalho sabote suas férias.

Especialistas dão dicas para evitar que a ansiedade com o trabalho sabote suas férias. Cari Vander Yacht/The New York Times

No ano passado, Madison Winey, de 29 anos, quis usar seus dias de férias para dirigir de São Francisco, nos Estados Unidos, onde mora, até Bend, cidade no estado vizinho a cerca de nove horas de distância de carro, para visitar sua família. Mas tirar uma folga de seu trabalho como advogada sempre pareceu “mais estressante do que valeria a pena, especialmente se você estiver ausente por alguns dias”, diz ela. Madison teria que começar a planejar sua ausência semanas antes de partir, e seus empregadores esperavam que ela fornecesse horários para verificar os e-mails.

Ela agendou a visita justamente quando pensou que haveria um pouco de calmaria no trabalho – mas o cronograma de um projeto do qual faz parte atrasou duas semanas, forçando-a a adiar a viagem.

— Tudo o que eu precisava era de nove horas em um sábado para poder dirigir até Bend, e nem isso eu consegui — conta Madison. Quando ela finalmente chegou à cidade para visitar a família, ela trabalhou o tempo inteiro.

Apesar de décadas de estudos terem mostrado que tirar uma folga é bom para a saúde mental e física dos trabalhadores, a experiência da advogada não é única. Mesmo para aqueles contratados que têm direito a uma folga remunerada no trabalho, usar esses dias preciosos também pode criar ansiedade sobre a volta.

Em uma pesquisa feita em novembro pelo site americano de carreiras Monster, 87% de mais de mil trabalhadores em todos os setores experimentaram estresse e ansiedade pós-férias, e que 72% dos trabalhadores se abstiveram de tirar férias para evitar esse desconforto. Psicólogos e terapeutas classificam essa angústia relacionada às férias como ansiedade antecipatória, um termo genérico para descrever o medo e a preocupação com coisas ruins que podem acontecer no futuro.

A presidente da Associação Psiquiátrica Americana, Rebecca Brendal, compara a experiência aos terrores de domingo, um termo que se tornou popular nas redes sociais para se referir ao medo que se sente quando o final de semana está acabando de voltar ao trabalho. É motivo de preocupação especialmente durante esta temporada de férias, porque se encaixa com um aumento acentuado do esgotamento entre os trabalhadores nos últimos meses do ano, diz ela.

— Sabemos que as preocupações com a saúde mental e a ansiedade estão aumentando. O estresse enfrentado todos os dias chegou a um ponto em que até tirar uma folga se tornou estressante — afirma Brendal.

Em um famoso estudo publicado em 2000, pesquisadores descobriram que tirar férias todos os anos levava até mesmo a uma redução no risco geral de morte. Brooks Gump, professor de saúde pública na Universidade Syracuse, nos EUA, e co-autor do artigo, realizou um outro trabalho semelhante no ano passado. Ele e sua equipe descobriram que, embora os trabalhadores com empregos de baixo estresse se sentissem mais calmos e menos ansiosos antes, durante e depois das férias, esses sentimentos não se estendiam àqueles em empregos de alto estresse.

— Algumas posições permitem que você relaxe e volte ao trabalho, mas trabalhos de alto estresse realmente não fornecem esse contexto para uma verdadeira pausa — afirma Gump.

A autora do livro “The Anxious Achiever” (O Empreendedor Ansioso, em tradução livre), Morra Aarons-Mele, que não tem edição no Brasil, diz que ouve falar desse fenômeno frequentemente como consultora de equipes corporativas.

— Poucas culturas de trabalho realmente encorajam as pessoas a se desconectar, e a maioria vê o trabalho o tempo todo como uma medalha de honra — aponta a especialista.

Eventualmente, Madison deixou o escritório de advocacia em que trabalhava para uma função menos focada no cliente e mais flexível. Porém nem todos podem simplesmente pedir demissão. E grande parte da capacidade dos trabalhadores de tirar uma folga, e de conseguir aproveitá-la, depende do setor ou da cultura da empresa.

Ainda assim, se você conseguir tirar férias, existem pequenos passos que podem ser tomados para minimizar o estresse e colher seus muitos benefícios para a saúde. Confira alguns abaixo.

Crie um planejamento antes das férias

 

Mais da metade dos entrevistados da pesquisa da Monster relataram ter que trabalhar horas extras para recuperar o atraso quando voltavam das férias. Uma maneira de ajudar a minimizar esse estresse no primeiro dia de retorno, e durante o tempo livre, é reservar um momento para isso antes de sair, orienta Simone Stolzoff, autora do livro a ser lançado “The Good Enough Job” (O trabalho bom o suficiente, em tradução livre).

— (Isso envolve) basicamente o tempo que você gasta, enquanto ainda está trabalhando, para se preparar para o que pode fazer quando voltar ao trabalho — explica. Você pode fazer uma lista de prioridades para resolver quando voltar, combinar com colegas de trabalho que estejam dispostos a lidar com tarefas urgentes enquanto estiver fora ou marcar um horário para conversar com eles quando voltar.

Brendal afirma que a ideia é preparar todos ao seu redor antes de sair, anunciando a ausência uma semana antes de realmente sair. — Quando vi isso pela primeira vez, pensei: ‘Por que eles estão sinalizando suas férias com uma semana de antecedência?’ E então percebi que era para definir expectativas razoáveis — complementa.

Ao fazer isso, seja claro sobre quem pode ser contatado em sua ausência no caso de uma crise. Além disso, inclua um tempo realista em que você conseguirá responder, o que pode ser alguns dias depois de retornar e conseguir lidar com a pilha de e-mails pendentes, diz a a presidente da Associação Psiquiátrica Americana.

Use a tecnologia a seu favor

 

Se o seu local de trabalho usa plataformas de comunicação adicionais, como Slack ou Microsoft Teams, defina também mensagens detalhadas de envio automático, avisando que você está ausente. Com isso, é possível até mesmo excluir aplicativos de trabalho do telefone ou, pelo menos, desativar as notificações durante as férias. Deixando claro em suas mensagens de ausência que você estará completamente desligado permite que você realmente se desconecte.

Khemaridh Hy, um empresário de 43 anos, ainda se lembra de voltar de sua lua de mel há 10 anos para uma montanha de e-mails de seu trabalho em uma empresa financeira. Qualquer relaxamento persistente foi eliminado naquele momento.

— Eu juro, provavelmente meus primeiros cabelos grisalhos brotaram naquele voo de volta, porque havia cerca de 1.700 mensagens não lidas. É quase como se você fosse condenado se fizesse e fosse condenado se não o fizesse: se você verifica seu e-mail e fica por dentro das coisas, então seu cônjuge diz: ‘Você está sempre pensando no trabalho. ‘ Mas se você não fizer isso, você sabe que no minuto em que você ligar essa coisa de novo, sua vida vai ser uma droga — relata ele.

Embora a lua-de-mel tenha ocorrido há 10 anos, ela ainda se destaca em sua memória como férias que, embora agradáveis, também lhe causaram muita ansiedade — sensação que se manteve quase todas as vezes que ele tirou uma folga desde então.

Agora, o Hy usa filtros de e-mail para evitar que sua caixa de entrada fique sobrecarregada. — Eu sempre filtro uma mensagem onde não estou na linha “Para” (como quando o destinatário é colocado em cópia). Não significa que não o leio, mas não vou priorizar a leitura — diz.

Estabeleça alguns momentos (limitados) de check-ins

 

Por mais contra-intuitivo que pareça, se você é mais ansioso e os e-mails do outro lado das férias o mantêm acordado à noite, você pode estabelecer previamente períodos durante a folga para apenas limpar a caixa de entrada, diz a autora Aarons-Mele. Ela também compartilha esse plano com o marido para que eles possam ajudar um ao outro.

— Ele fica tipo, ‘Tenho uma ligação às 14h. mas não vou ficar online além disso. ‘ E direi: ‘Estou verificando o e-mail hoje, mas amanhã não’ — exemplifica. Esses objetivos específicos e limitados, afirma, podem impedir que o trabalho ocupe um dia inteiro nos casos em que a pessoa não consegue se desconectar.

Como alternativa, você pode pedir que um colega de trabalho próximo envie uma atualização por mensagem de vez em quando, garantindo que as coisas estão indo bem, acrescenta Laura Vanderkam, autora de “Tranquility by Tuesday: 9 Ways to Calm the Chaos and Make Time for What Matters” (Tranquilidade até terça-feira: 9 maneiras de acalmar o caos e criar tempo para o que importa, em tradução livre).

Seja intencional ao realizar atividades fora do trabalho

 

Você pode precisar fazer um plano para o que fará com seu tempo livre para não ficar tentado a pensar no trabalho durante as férias. Muitos trabalhadores “internalizaram essa crença de que, se não estamos avançando, de alguma forma estamos ficando para trás”, diz Stolzoff.

— Nossa ideia de autoestima e identidade acabou ficando tão envolvida com a produtividade que, quando não estamos sendo produtivos, acreditamos que somos de alguma forma menos do que isso — complementa.

Como resultado, “as pessoas ficam presas em uma espécie de problema do ovo e da galinha, onde trabalham o tempo todo, então não sabem o que fazer quando não estão trabalhando e, porque não sabem o que fazer quando não estão trabalhando, acabam trabalhando o tempo todo”, afirma a autora.

Para evitar cair nessa armadilha, Aarons-Mele sugere que você pode agendar atividades durante as férias que exijam foco: inscreva-se em uma aula, seja voluntário em uma organização ou visite um museu, o que quer que pareça gratificante e o distraia de suas telas.

Planeje um dia divertido para quando voltar

 

Se você conseguir separar um dia entre o retorno para casa e a volta ao escritório, coloque algo em sua agenda que você possa fazer nesse intervalo para evitar pensar no trabalho do dia seguinte, diz Vanderkam.

— Digamos que você vai viajar e volta um dia antes de começar a trabalhar. Talvez planeje uma reunião com os amigos naquela tarde ou vá ver um filme à noite. Isso garantirá que você não fique obcecado com a ideia de começar a trabalhar no dia seguinte. Você provavelmente estará pensando na diversão que ainda está por vir, em vez da ansiedade de começar a trabalhar — sugere.

Lembre: os piores resultados provavelmente não acontecerão

 

Muitas vezes, as cenas que você imagina sobre todas as coisas que podem dar errado no trabalho enquanto você está fora, ou as situações assustadoras às quais você terá que voltar, são apenas o seu cérebro inventando catástrofes, afirma a terapeuta Bisma Anwar. — Temos a tendência de construir coisas em nossas mentes, e geralmente não é tão ruim quanto pensamos — conforta a especialista.

Para sair dessa mentalidade, ela sugere ancorar-se no momento por meio de atividades como meditação, praticar uma atividade física, para que pensamentos ruins não estraguem seu tempo livre. Ao fazer isso, você pode relembrar tudo o que conquistou antes das férias, diz Aarons-Mele, “e dizer a si mesmo: trabalhei duro, fiz muito, realizei muito, mereço uma pausa”.

E se você estiver ausente por um longo período, lembre-se de que a maioria dos problemas que surgem no trabalho nos primeiros dias provavelmente serão irrelevantes quando você voltar, complementa Vanderkam, então não há muito sentido em se preocupar com eles a distância. Se algo é importante o suficiente para sua atenção, ele aparecerá novamente quando você voltar ao trabalho e estiver pronto para resolvê-lo.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.