MUNDO-Demonstração de força de Putin nos céus distrai sinais de fraqueza no solo


série de ataques russos que atingiu a Ucrânia nesta segunda-feira (10) fez com que todas as cidades do país se sentissem muito mais próximas da guerra do que há meses.

Pelo menos 19 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas nos ataques com mísseis, que foram apoiados por drones de ataque de fabricação iraniana. A infraestrutura foi danificada e as casas dos ucranianos – antes do período do inverno – mergulharam no apagão. No entanto, autoridades ucranianas disseram que cerca de metade dos 84 mísseis foram interceptados. Comentaristas russos sugeriram que 150 foram lançados, indicando que o dano poderia ter sido pior.

Era um nível de força diferente de Moscou, mas talvez não uma mudança radical em sua estratégia – por duas razões:

Estoque de drones

Em primeiro lugar, é improvável que eles possam sustentar esse tipo de barragem ao longo do tempo. Eles têm disparado mísseis intermitentemente contra alvos semana após semana em toda a Ucrânia, o que terá um impacto nos estoques. Não está claro quantos drones eles receberam do Irã, mas isso também é limitado e um reflexo de estoques esgotados, não um excesso. Segunda-feira pode ter sido mais uma expressão de poder militar do que uma mudança de tática a longo prazo.

É importante lembrar que Moscou não tem absolutamente nenhuma reserva em atingir alvos civis ou infraestrutura desde o início da guerra.

Na semana anterior aos ataques desta segunda-feira, a cidade de Zaporizhzhia foi atingida repetidamente por mísseis, que explodiram em prédios de apartamentos, matando e ferindo dezenas de civis.

No início da guerra, uma maternidade e um teatro transformado em abrigo marcados com as palavras “CRIANÇAS” em Mariupol foram atingidos. A segunda-feira não foi uma mudança repentina na bússola moral da Rússia. Eles apenas fizeram a mesma coisa que fizeram durante a guerra em uma escala maior e mais ampla.

Muitos mísseis para ‘pouca’ destruição

Em segundo lugar, a tática realmente não funcionou. Para o volume de mísseis de cruzeiro gastos, o dano à infraestrutura da Ucrânia estava longe de ser catastrófico. Kiev enfrentou cenas terríveis de ruas lotadas na hora do rush sendo atingidas – junto com playgrounds e parques – e um terror que não via há meses.

O efeito líquido do dia em que os ucranianos se esconderam em abrigos antiaéreos foi alguns danos à infraestrutura de energia e a perda de vidas civis, mas também uma promessa da Casa Branca de fornecer as defesas aéreas avançadas que Kiev vem implorando há mais de meses.

Em um local que a CNN visitou em Dnipro, onde dois caros mísseis de cruzeiro atingiram um prédio de telecomunicações abandonado e um ônibus civil, causando uma enorme cratera, a estrada já havia sido pavimentada na manhã de terça-feira, de acordo com imagens postadas por moradores. Nem mesmo o dano foi permanente.

Então qual era a questão? A mensagem que Moscou enviou à Ucrânia não foi uma grande mudança nos últimos sete meses de carnificina. Ele espalhou a guerra de volta para as cidades ucranianas que se sentiam mais seguras. Mas novamente uniu os aliados da Ucrânia e acelerou as defesas aéreas que Kiev precisa.

A mensagem que enviou provavelmente teve sucesso apenas em uma direção: internamente.

Vladimir Putin tem estado sob intensa pressão, sofrendo com raras dissidências abertas e críticas à conduta da guerra durante semanas desde que a execução desastrosa de uma mobilização parcial de repente arrastou dezenas de milhares de famílias russas para a guerra.

Suas tropas estão recuando em três frentes separadas, não conseguindo se reabastecer, e em maior risco a ponte de Kerch, que liga o continente à Crimeia, provou ser altamente vulnerável e foi seriamente danificada. Os chamados para “fazer alguma coisa” ficaram ensurdecedores.

E depois de três horas de puro terror em toda a Ucrânia, “algo” foi feito. Os críticos que ficaram chocados ao falar sobre a guerra – como o líder checheno Ramzan Kadyrov – ficaram subitamente satisfeitos com o progresso da guerra. Os porta-vozes do Kremlin comemoraram as greves nas redes sociais.

Era feio, mas eles sentiram que finalmente haviam inspirado um medo que Moscou não conseguia conjurar havia semanas. O medo é uma parte essencial da estratégia militar da Rússia, que fez com que suas forças armadas de baixo custo parecessem quase onipotentes na última década. Sem isso, eles estão presos a lidar com suprimentos de combustível insuficientes, recrutas aterrorizados na linha de frente e falta de estratégia potente.

Interceptação de mísseis disparados pela Ucrânia

Mas isso funcionará novamente ou se tornará parte de suas táticas regulares? Provavelmente não.

As defesas aéreas da Ucrânia pareciam fazer um trabalho razoável na terça-feira, interceptando mais mísseis russos. A ajuda ocidental provavelmente melhorará essa eficácia nas próximas semanas. A Rússia mostrou-se incapaz de atingir alvos com grande precisão, às vezes errando ou não sabendo realmente o que estava atingindo, como vimos antes.

O efeito das greves no público doméstico de Moscou provavelmente também será de curta duração. Eles ainda estão perdendo território e tropas na linha de frente. Eles ainda não podem equipar adequadamente aqueles que forçaram a lutar. Esses são problemas que serão sentidos em cada vez mais lares russos, logo após o breve momento de potência brutal que esses ataques proporcionaram.

A nova ofensiva russa marca uma mudança de tom alta e selvagem do novo comandante da Rússia – Sergei Surovikin – um homem cuja carreira foi marcada pelo bombardeio indiscriminado de civis sírios e pela brutal segunda guerra chechena da Rússia. Talvez seja um momento de pontuação em um longo capítulo de fracasso, ou simplesmente seja usado para anunciar sua chegada.

No entanto, é improvável que a Rússia tenha o inventário para repetir o horror desta segunda-feira – ou a inteligência para tornar tão eficaz quanto caro. Mesmo em seu anúncio, as ameaças de Putin foram menos estridentes: ele disse que ataques futuros seriam recebidos com uma resposta que corresponderia à ameaça enfrentada pela Rússia. Não houve bombardeio nuclear nem promessa de continuar o ataque independentemente.

Mesmo em seu breve momento de impor terror em toda a Ucrânia, Putin falou de uma posição de crescente fraqueza, desta vez com dezenas de mísseis de cruzeiro a menos em seu estoque.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Tópicos

Tópicos

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.