Blog do Levany Júnior

MUNDO DE ILUSÃO -Com mercado bilionário, marco legal dos games pode expandir setor em 120% até 2026

Com mercado bilionário, marco legal dos games pode expandir setor em 120% até 2026
18/06/2023 – 11H19 (ATUALIZADO EM 18/06/2023 – 13H15)
https://www.r7.com/M_8r

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Senado analisa marco legal dos videogames
Senado analisa marco legal dos videogames
RECORDTV/REPRODUÇÃO – ARQUIVO
Em discussão no Congresso, o projeto do marco legal dos videogames pode triplicar os investimentos no setor nos próximos três anos. O texto do projeto de lei nº 2.796/2021 inclui os jogos eletrônicos nas mesmas regras de tributação dos equipamentos de informática, o que pode reduzir os impostos sobre eles.

Atualmente, o mercado movimenta cerca de R$ 60 bilhões por ano no Brasil e pode chegar a R$ 131 bilhões, criando 5.800 empregos até 2026 — essa é a expectativa da Associação Brasileira de Fantasy Sports (ABFS).

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O projeto considera jogos eletrônicos aqueles que podem ser executados em computadores e todos os aparatos “em que o usuário controla a ação e interage com a interface”.

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“A gente está trabalhando para a aprovação de um projeto de lei que, apesar de parecer muito nichado, alcança uma parte absurda da população. Só na indústria de fantasy são 30 milhões de praticantes no Brasil. Além disso, como é um projeto que desenvolve a indústria, tem condições de gerar muitas oportunidades para o público mais jovem”, afirma Rafael Marcondes, presidente da ABFS.

Os fantasy sports são aqueles disputados em ambiente virtual com a simulação de eventos esportivos reais.

Regras internacionais inspiraram o texto-base do projeto de lei, segundo o qual o desenvolvimento desses jogos será considerado atividade de pesquisa tecnológica e de inovação. Máquinas caça-níqueis e outros jogos de azar estão excluídos dos benefícios.

Para Marcondes, o Brasil tem capacidade de se tornar o terceiro maior mercado nesse setor. Atualmente, o país é líder no mercado de games na América Latina e o 13º no ranking mundial.

“O que nos deixa muito atrás de outros países é a falta de regulação. A falta disso traz insegurança para investimentos. Só para ter ideia dos números, o mercado global anual é de 200 bilhões de dólares, e o Brasil tem mercado de 12 bilhões de dólares. É uma diferença abissal, tudo isso por falta de uma diretriz clara e adequada para o setor”, afirma.

Apesar de o projeto ter avançado no Congresso, há resistência de alas do próprio setor dos videogames. Segundo a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), o texto do PL é “ineficaz” e representa somente uma parcela do setor de jogos eletrônicos.

A associação alega que é preciso melhorar o texto com “a diminuição das burocracias para a importação de materiais, maior assistência regional e federal aos estúdios e ações concretas que ajudem no desenvolvimento da indústria brasileira de jogos eletrônicos, sem distinção de gêneros”.

A tendência, no entanto, é que o texto passe pelo plenário do Senado como foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos — sem modificações. Para os que são a favor da ideia, o texto do projeto de lei deve ter um propósito mais geral e os detalhes da regulamentação devem ser discutidos com o governo federal e com as áreas técnicas dos ministérios — como a definição da classificação indicativa de cada jogo eletrônico.

Detalhes do texto
O projeto de lei nº 2.796/2022 estabelece como livres a fabricação, a importação, a comercialização, o desenvolvimento de jogos eletrônicos e a prestação de serviços de entretenimento vinculados a eles. O Estado deve fazer classificação etária indicativa dos jogos, mas não será necessária autorização para o desenvolvimento e a exploração. De acordo com o texto, também é livre a promoção de disputas que envolvem os usuários de jogos eletrônicos e de jogos de fantasia, inclusive com a distribuição de prêmios.

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Além considerar a finalidade de entretenimento, o projeto prevê que os jogos eletrônicos podem ser utilizados para fins didáticos no ambiente escolar — em acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) —, para fins terapêuticos, para treinamentos de condução de veículos e manejo de máquinas. O texto também estabelece que o Estado deve incentivar a criação de cursos técnicos e superiores e outras formas de capacitação voltadas à programação de jogos.

A matéria foi aprovada na Câmara e aguarda votação no plenário do Senado, no qual tramita em regime de urgência.

‘Fifa 23’: veja a evolução de Neymar em um dos games de futebol mais jogados no mundo

Com um realismo quase assustador, o Fifa 23 foi lançado na última terça-feira (27). Com detalhes e texturas impressionantes, o game chegou a seu ponto mais alto de semelhança entre jogador e vida real. Porém, nessa edição a nota de Neymar caiu mais uma vez, indo para 89
A EA Sports lançou o Fifa 23 na última terça-feira, dia 27. O jogo trouxe novidades desde a capa, que tem uma mulher pela primeira vez, até o quesito jogabilidade. Outros aspectos que impressionam são o realismo e a semelhança dos jogadores com os da vida real. Para comparar essa evolução, o R7 fez um compilado das mudanças de Neymar no game, confira:
Neymar estreou como iniciante no game na edição Fifa 10. Ainda vestindo a camisa do Santos, o jogador estreava no mesmo ano pela seleção brasileira. O jogo tinha gráficos bastante simples, e o rosto do atleta recebeu pouca atenção
Na versão 11 do game, o jogador já se destacava na seleção e aumentou seu escore para 81. Os desenvolvedores melhoraram a aparência de Neymar, e agora o penteado do brasileiro já se assemelhava mais ao da vida real
No ano seguinte, no Fifa 12, o rosto seguiu genérico, mas o tradicional moicano já estava presente. Seria a última temporada de Neymar no Santos. Sendo um dos jogadores de maior destaque no Brasil, Neymar aumentou a sua nota para 84
Na edição seguinte, no Fifa 13, Neymar estava de casa nova. Agora no Barcelona, o atacante ganhou mais detalhes no rosto e nas expressões. O moicano quase não mudou, mas ficou maior e mais parecido com o da vida real. O jogador ainda aumentou a nota em 1 ponto, chegando aos 85
No Fifa 14, Neymar ganhou um boneco com mais detalhes, incluindo o cabelo diferente e a barba. O escore, porém, diminuiu. De 85, o jogador foi para 84
Com a tecnologia de novos consoles, o Fifa 15 trouxe um Neymar ainda mais parecido com o da vida real. O nível do jogador também subiu, e ele recebeu uma atualização de meio de temporada e foi de 86 para 87
Para o Fifa 16, o moicano permaneceu intacto, e a aparência ganhou alguns retoques na nova versão do game. O escore de Neymar subiu também, para 88
No Fifa 17, Neymar não mudou tanto. Porém, os gráficos trouxeram um boneco mais parecido com o jogador. O cabelo ganhou uma atualização e a nota geral também, que dessa vez aumentou para 92
Pela primeira vez desde a estreia no jogo, no Fifa 18, Neymar não aumentou sua nota. Agora jogando no PSG, da França, o game trouxe atualizações no cabelo e na aparência do jogador
Com novo corte de cabelo, Neymar apareceu no Fifa 19 com traços mais realistas. Apesar da evolução em quase todos os outros quesitos de avaliação, o jogador manteve a mesma nota (92) das duas temporadas passadas
No Fifa 20, o realismo já impressionava, principalmente para aqueles que acompanharam a evolução do game. O camisa 10 do PSG novamente ganhou retoques na barba e tatuagens, mas a mudança mais significativa foi o cabelo mais uma vez. O nível do craque continuou em 92
Já no Fifa 21, Neymar teve o escore diminuído pela segunda vez desde que foi apresentado no jogo. Apesar da queda, a aparência do jogador estava impressionante, tamanha semelhança com a realidade, desde o cabelo até o detalhe das tatuagens
Do 21 para o 22, as mudanças foram quase imperceptíveis no quesito aparência dos jogadores, e com Neymar não foi diferente. A nota do atacante também permaneceu a da temporada anterior
Com um realismo quase assustador, o Fifa 23 foi lançado na última terça-feira (27). Com detalhes e texturas impressionantes, o game chegou a seu ponto mais alto de semelhança entre jogador e vida real. Porém, nessa edição a nota de Neymar caiu mais uma vez, indo para 89
A EA Sports lançou o Fifa 23 na última terça-feira, dia 27. O jogo trouxe novidades desde a capa, que tem uma mulher pela primeira vez, até o quesito jogabilidade. Outros aspectos que impressionam são o realismo e a semelhança dos jogadores com os da vida real. Para comparar essa evolução, o R7 fez um compilado das mudanças de Neymar no game, confira:

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A EA Sports lançou o Fifa 23 na última terça-feira, dia 27. O jogo trouxe novidades desde a capa, que tem uma mulher pela primeira vez, até o quesito jogabilidade. Outros aspectos que impressionam são o realismo e a semelhança dos jogadores com os da vida real. Para comparar essa evolução, o R7 fez um compilado das mudanças de Neymar no game, confira:
Neymar estreou como iniciante no game na edição Fifa 10. Ainda vestindo a camisa do Santos, o jogador estreava no mesmo ano pela seleção brasileira. O jogo tinha gráficos bastante simples, e o rosto do atleta recebeu pouca atenção
Na versão 11 do game, o jogador já se destacava na seleção e aumentou seu escore para 81. Os desenvolvedores melhoraram a aparência de Neymar, e agora o penteado do brasileiro já se assemelhava mais ao da vida real
No ano seguinte, no Fifa 12, o rosto seguiu genérico, mas o tradicional moicano já estava presente. Seria a última temporada de Neymar no Santos. Sendo um dos jogadores de maior destaque no Brasil, Neymar aumentou a sua nota para 84
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No Fifa 14, Neymar ganhou um boneco com mais detalhes, incluindo o cabelo diferente e a barba. O escore, porém, diminuiu. De 85, o jogador foi para 84
Com a tecnologia de novos consoles, o Fifa 15 trouxe um Neymar ainda mais parecido com o da vida real. O nível do jogador também subiu, e ele recebeu uma atualização de meio de temporada e foi de 86 para 87
Para o Fifa 16, o moicano permaneceu intacto, e a aparência ganhou alguns retoques na nova versão do game. O escore de Neymar subiu também, para 88
No Fifa 17, Neymar não mudou tanto. Porém, os gráficos trouxeram um boneco mais parecido com o jogador. O cabelo ganhou uma atualização e a nota geral também, que dessa vez aumentou para 92
Pela primeira vez desde a estreia no jogo, no Fifa 18, Neymar não aumentou sua nota. Agora jogando no PSG, da França, o game trouxe atualizações no cabelo e na aparência do jogador
Com novo corte de cabelo, Neymar apareceu no Fifa 19 com traços mais realistas. Apesar da evolução em quase todos os outros quesitos de avaliação, o jogador manteve a mesma nota (92) das duas temporadas passadas
No Fifa 20, o realismo já impressionava, principalmente para aqueles que acompanharam a evolução do game. O camisa 10 do PSG novamente ganhou retoques na barba e tatuagens, mas a mudança mais significativa foi o cabelo mais uma vez. O nível do craque continuou em 92
Já no Fifa 21, Neymar teve o escore diminuído pela segunda vez desde que foi apresentado no jogo. Apesar da queda, a aparência do jogador estava impressionante, tamanha semelhança com a realidade, desde o cabelo até o detalhe das tatuagens
Do 21 para o 22, as mudanças foram quase imperceptíveis no quesito aparência dos jogadores, e com Neymar não foi diferente. A nota do atacante também permaneceu a da temporada anterior
Com um realismo quase assustador, o Fifa 23 foi lançado na última terça-feira (27). Com detalhes e texturas impressionantes, o game chegou a seu ponto mais alto de semelhança entre jogador e vida real. Porém, nessa edição a nota de Neymar caiu mais uma vez, indo para 89
A EA Sports lançou o Fifa 23 na última terça-feira, dia 27. O jogo trouxe novidades desde a capa, que tem uma mulher pela primeira vez, até o quesito jogabilidade. Outros aspectos que impressionam são o realismo e a semelhança dos jogadores com os da vida real.

Para comparar essa evolução, o R7 fez um compilado das mudanças de Neymar no game, confira:

Montagem R7/Reprodução

JOGOS ELETRÔNICOS
INDÚSTRIA DOS GAMES
CÂMARA DOS DEPUTADOS
SENADO
ECONOMIA
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