MPF é favorável a reajuste do FGTS pela inflação
Notas de 50 reais: documento recomenda que os saldos de FGTS sejam reajustados segundo o índice oficial de inflação
São Paulo – O Ministério Público Federal (MPF) enviou parecer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre o cálculo de correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O documento, assinado pelo subprocurador-geral da República Wagner Mathias, recomenda que os saldos de FGTS sejam reajustados segundo o índice oficial de inflação ou que se considere, “alternativamente”, uma mudança no cálculo da Taxa Referencial (TR), “a fim de que sejam corrigidas as distorções que a tornam incompatível com a finalidade da proteção jurídica conferida – no âmbito analisado – aos saldos do FGTS”.
Leia Mais
- 03/04/2014 | MP apura superlotação em maternidade de Teresina
- 03/04/2014 | MPF-RJ questiona reversão de fundos a patrocinadoras
- 03/04/2014 | Após alta de juros, Dilma diz que inflação ficará na meta
- 03/04/2014 | BCE diz estar pronto para agir se inflação baixa durar muito
O documento, datado de 28 de março, foi disponibilizado nesta terça-feira no portal do MPF e da Procuradoria Geral da República. Segundo a argumentação do subprocurador, o cálculo da TR vem sendo afetado desde 1999, quando passou-se do regime de câmbio administrado para flutuante, com “impacto direto nos cotistas do FGTS, ao não refletir as perdas inflacionárias efetivamente sofridas no período”.
O parecer do MPF dá razão à reclamação que consta de milhares de ações judiciais que chegaram ao STJ contra a Caixa Econômica Federal, para que os fundos sejam corrigidos de forma a não perder para a inflação. Em 25 de fevereiro, o ministro do STJ Benedito Gonçalves determinou a suspensão de todas as ações judiciais, em quaisquer instâncias da Justiça – federal ou estadual – que pedem correção dos saldos do FGTS por índices diferentes da TR. Essa suspensão vale até que a Primeira Seção do Tribunal julgue o Recurso Especial 1.381.683, que foi considerado “controvérsia repetitiva”. Dessa forma, o STJ pretende diminuir a insegurança jurídica sobre o tema.
A decisão do STJ em relação ao recurso mencionado deve ocorrer ainda em abril e servirá para balizar o entendimento dos tribunais inferiores e criar uma espécie de jurisprudência sobre o tema. A substituição da TR, segundo o governo, abriria caminho para a revisão de todos os contratos de financiamento com recursos do FGTS – além da aquisição de moradias, o financiamento estudantil, por exemplo. A Caixa, por sua vez, contesta todas as ações que pedem a mudança no sistema de correção do FGTS.
O banco estatal também recorre contra uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo partido Solidariedade, presidido pelo deputado federal Paulinho da Força (SP). A Adin pede a troca da TR, no cálculo, por um índice inflacionário, como INPC ou IPCA.
Não jogue dinheiro fora! Veja as dicas de Imposto de Renda 2014 de EXAME.com agora!
Já foi no novo site móvel de EXAME.com? Basta digitar exame.com num iPhone, iPad ou Android.
Tags:
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Nobres colegas advogados! A hora de pressionar o judiciário é agora! ADQUIRA material completo para ajuizamento e recursos acerca da Ação FGTS, com modelos de inicial e documentação suporte, inclusive com sentença procedente, já ajustadas ao parecer favorável do MPF em sede de Resp pela procedência, bem como recurso inominado/apelação, Edcl, Agravo Regimental e de Instrumento, Resp, além de Recurso Extraordinário. VALORES PARA AQUISIÇÃO DO PACOTE/PEÇAS e maiores informações: [email protected]