MOSSORÓ RN – Seja qual for o resultado da eleição, a consequencia é a instabilidade


download

Postado em  Hoje – 11:21

Seja qual for o resultado da eleição, a consequencia é a instabilidade

Foto: Carlos Skarlack

A eleição de Mossoró termina novamente judicializada. Somente no início da noite deste sábado, 3, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recebeu 15 processos contra o prefeito interino e candidato, Francisco José da SilveiraJr. (PSD).

Veja mais:

04/05/2014 – Mossoró escolhe hoje novo prefeito para governar o município por 2 anos e 8 meses

O fato concreto é que seja qual for o resultado, a consequencia do pleito é instabilidade administrativa e insegurança jurícia na gestão.

Em menos de um mês de campanha, perto de 30 ações chegaram a Justiça Eleitoral contra os nomes e coligações participantes do pleito, ultrapassando o que aconteceu em 2012, se levado em consideração a proporcionalidade.

Isso para citar apenas as manifestações referentes à impugnação de registro. Se forem contabilizados os pequenos processos contra eleitor e outros envolvidos, o número é muitas vezes maior.

Dos 15 processos entregues no Cartório Eleitoral, 12 foram da parte da prefeita afastada Cláudia Regina (DEM), por meio de sua coligação “Força do Povo”. Coube ao advogado e vice-prefeito afastado, Wellington Filho (PMDB), entregar a documentação. Ele protocolou seis ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) e seis representações.

A coligação “Unidos por Mossoró” de Larissa Rosado (PSB) ingressou com os outros três processos: todos ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). Ambos os grupos já haviam se manifestado outras vezes contra o mesmo candidato, mas perderam na primeira e segunda instâncias. Francisco José Jr. também acionou Cláudia e Larissa na Justiça com ações semelhantes.

Nas redes sociais, assim como em outros setores da imprensa, o que mais se fala é que, provavelmente, esta será mais uma campanha que não termina neste domingo (4). Com tanto reboliço na Justiça, incluindo as ações do Ministério Público e os processos no TSE contra Cláudia e Larissa que ainda não foram julgados, é possível que Mossoró ainda tenha de vivenciar esta instabilidade político-eleitoral por mais um bom tempo.

Na hipótese de Larissa Rosado vencer, esta terá dificuldades para conseguir o registro de candidatura junto ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. De imediato, seus votos já não vão aparecer na contagem do TSE. Ficaram invisíveis. Em tese, Larissa se ganhar corre sério risco de não assumir.

No caso de Francisco José da Silveira Junior, no caso de vitória este terá que enfrentar uma enxurrada de processos na Justiça Eleitoral. Só neste sábado, 3, foram ingressados pelo menos 15 processos, entre Ações de Investigação Eleitoral e Representação Eleitoral.

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.