O prefeito Francisco José Júnior se reuniu com a equipe técnica da prefeitura de Mossoró para debater e antever os problemas ocasionados pela seca. Embora a crise hídrica se estenda por todo o Estado, a cidade de Mossoró ainda não está sendo prejudicada pela seca. Um dos motivos para isso é o grande investimento feito nas questões hídricas, como perfuração de poços, instalação de dessalinizadores e abastecimento de comunidades rurais com carros-pipas.
No biênio 2014 e 2015, o prefeito priorizou o setor de recursos hídricos e realizou diversas ações para que a população mossoroense não sentisse tanto os efeitos da seca. Entre as ações, estão: perfuração de mais de 20 poços; instalação e gerenciamento de mais de 50 dessalinizadores na zona rural; realização em parceria com o Governo Federal da ‘Operação Poço Profundo’, que atende a comunidade de Jucuri e mais 12 comunidades adjacentes, beneficiando aproximadamente 8 mil pessoas; realização, em parceria com o Governo Estadual, da limpeza de diversos poços; manutenção preventiva e corretiva de 100 quilômetros de adutora e a realização, em parceria com o Exército Brasileiro, do abastecimento com carros-pipas em mais de 30 comunidades rurais. Ações como essas estão sendo estudas para serem realizadas no próximo ano.
“Muitas cidades estão enfrentando graves problemas de seca e em Mossoró nós ainda não vemos isso de forma tão clara. Nos preparamos e já estamos nos planejando para 2016. O prefeito sempre priorizou esse setor e fez até mais do que podia. Já estamos nos organizando e nos preparando para realizar mais ações e sofrer o mínimo possível com a seca”, destaca Rondinelli Carlos, secretário de Agricultura e Recursos Hídricos.