MOSSORÓ RN -EMPRESARIO FRAUDA FINANCEIRA


rabicovf

rabico1

 

A equipe de policiais civis da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD) de Mossoró deflagrou a “Operação Marquês”, com o objetivo de cumprir 05 Mandados Judiciais (01 de Prisão Preventiva e 04 de Busca e Apreensão), expedidos pelo Juiz da 2ª Vara Criminal da Comarca de Mossoró.

 

Na ação, foi preso o empresário Jackson Adriano Pereira da Cunha,conhecido como Rabicó”, 38 anos,investigado por arquitetar e executar a prática de golpes envolvendo “carros de estouro”.

 

rabicoySegundo as investigações feitas pela Polícia Civil, o investigado era proprietário de uma concessionária de veículos, atuando no ramo de compra e venda de veículos novos e semi-novos no comércio mossoroense e, em razão da experiência angariada por algum tempo nesse ramo, passou a articular e praticar fraudes contra instituições financeiras de crédito.

 

rabicoiO empresário apresentava supostos clientes (“testa de ferro”), os quais se apresentavam por nomes falsos e exibiam documentos forjados, de vendas simuladas de veículos automotores que teriam sido firmadas através de sua loja, contraindo fraudulentamente financiamentos,para um de terceiro de boa-fé (vítima) pagar, obtendo assim o investigado vantagens indevidas decorrentes do crédito liberado pelo financiamento, ludibriando e causando prejuízos a financeira.

 

rabicopO modus operandi era quase sempre mesmo: o investigado astuciosamente simulava a venda de veículos automotores pela sua loja a um “testa de ferro”, o qual por sua vez se apresentava falsamente por outra pessoa, e em seguida encaminhava a documentação para a financeira, para contratar o financiamento bancário.

 

Por conseguinte, era celebrado o financiamento a partir da liberação dos valores para o investigado e, em garantia ao integral cumprimento da obrigação, era repassada a posse precária do veículo alienado.

 

rabicovfPosteriormente, esse veículo era levado para descaminho e as pessoas que figuravam como adquirentes (vítimas) eram surpreendidas com o débito do financiamento a pagar.

 

Os indivíduos (“testas de ferro”) para se passarem falsamente por compradores e, ainda, lhes davam documentos falsos, para fins de obterem financiamentos bancários, fazendo constar nas cédulas de crédito e nos contratos de financiamentos declaração falsa, ao falsificarem assinaturas alheias.

 

Além disso, os veículos objeto da garantia do financiamento eram posteriormente alienados e levados para descaminho, obtendo o representado outra vantagem indevida, ao defraudar a garantia da dívida.

 

Ainda segundo o Delegado José Vieira de Castro, titular da Delegacia de Defraudações de Mossoró, a operação se iniciou no ultimo dia 21 de maio e terminou com a apreensão de 03 veículos de “estouro”: um Pálio Weekend, um Ford Fusion e uma Toyota Hillux.

 

Rabicó foi preso em  em Natal  pelos policiais Civis de Mossoró e conduzido para a DEFD,onde após ser ouvido pelo delegado José Vieira foi encaminhado a Cadeia Pública.

 

ocamara2

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.