MOSSORÓ RN-ARTIGO – GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO E VICE-GOVERNADOR SILVIO PEDROSA


As eleições estaduais no Rio Grande do Norte em 1950 ocorreram em 03 de outubro, foram eleitos o Governador Dix-Sept Rosado, o Vice Governador Silvio Pedrosa e o Senador Kerginaldo Cavalcanti, além de sete deputados federais e 34 deputados estaduais.
Nascido em Mossoró/RN, o Governador Dix-Sept Rosado descende de uma família política e antes de chegar ao Palácio Potengi via PR, foi eleito Prefeito de sua cidade natal em 1948.
Sua gestão a frente do executivo potiguar, foi abreviada em razão de sua morte em 12/07/1951, num acidente aéreo nas cercanias de Aracaju quando se dirigia ao Rio de Janeiro para uma audiência com o Presidente Getúlio Vargas.
O Governo do Río Grande do Norte, foi entregue ao advogado Silvio Pedrosa, nascido em Natal/RN, e formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e exerceu a profissão até ser nomeado para o Conselho Administrativo do Estado em 1945.
Ascendeu a Prefeitura da Capital Potiguar, membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras e da sociedade brasileira de folclore, elegeu-se deputado estadual via PSB em 1947, alcançou o mandato de Vice-governador em 1950 e nessa condição foi Presidente da Assembleia Legislativa Potiguar.
Seis meses depois de investido tornou-se Governador do Estado.
CHICO TORQUATO

 

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.