milhões de pessoas passam fome, e 23% da população sofre com a obesidade na América Latina
A América Latina e o Caribe devem enfrentar o desafio de alimentar adequadamente 47 milhões de pessoas que ainda passam fome, ao mesmo tempo em que têm que se preocupar com a obesidade que afeta 23% dos adultos na região, disse, na última quarta-feira (21) a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
A informação consta do documento ”Um olhar abrangente das políticas públicas da agricultura familiar, segurança alimentar, nutrição e saúde pública nas Américas: Aproximando agendas de trabalho da ONU“ elaborado em conjunto pela FAO com a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS/OMS), a Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), e o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).
Segundo a publicação, ainda existem na região 7,1 milhões de crianças menores de cinco anos com desnutrição crônica, ao mesmo tempo em que 3,8 milhões sofrem de sobrepeso, o que mostra a má-nutrição regional.
“Devemos criar políticas públicas que combatam tanto a obesidade, como a fome e que garantam a saúde dos indivíduos, mas que também fomentem uma produção sustentável de alimentos, com uma atenção particular aos agricultores familiares”, afirmou o representante da FAO na região, Raúl Benítez.
O documento foi apresentado aos representantes de governo de dez países, membros da sociedade civil e acadêmicos, durante um encontro realizado em Lima, no Peru. O objetivo do evento foi construir uma agenda conjunta de políticas públicas de segurança alimentar, nutrição, saúde pública e agricultura familiar a ser apresentado na Segunda Conferência Internacional de Nutrição, que acontece na sede da FAO, em Roma (Itália) em novembro.
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook