MACAU RN-Secretaria de Educação amplia prazo para matrículas e anuncia reforma de escolas em Macau


As matrículas na rede pública municipal de Macau continuam abertas até o dia 16 de abril. A informação é do Secretário de Educação e Cultura, professor Luiz Gonzaga, que adiantou também a data do início das aulas, programada para o dia 19 de abril.
Ainda de acordo com o secretário, todas escolas vão passar por reformas, reparos e adequações em sua infraestrutura, não afetando o ensino, uma vez que as aulas vão retornar em formato remoto.

“O quadro de professores está sendo reordenado, com isso não haverá falta de docentes. Ainda assim, será realizado processo seletivo simplificado para cadastro de reserva”, informou o Secretário de Educação.
Luiz Gonzaga também explicou que existem lacunas no quadro efetivo de professores de algumas disciplinas específicas. “Essa deficiência será suprida através do processo seletivo”, explicou, informando que a comissão organizadora e avaliadora para o processo já está formada.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura também está se organizando, para ainda na primeira semana de aulas, iniciar a entrega dos kits de merenda escolar. O reordenamento nas atividades escolares tem sido acompanhado de perto pela comunidade escolar e pelo prefeito José Antônio de Menezes.

Facebooktwitterpinterest

Gilmar Mendes vota pela proibição de cultos e missas; sessão é adiada

Ministro votou contrário a liberação

O ministro Gilmar Mendes votou, durante sessão no Supremo Tribunal Federal (STF), improcedente o pedido de reabertura de templos religiosos durante a pandemia de COVID-19. A sessão foi suspensa e será retomada nesta quinta-feira (08), às 14h.

Segundo Gilmar, a restrição aos locais não interfere na liberdade religiosa. No voto, fez reiteradas defesas às medidas de distanciamento social no combate à pandemia, com exemplos internacionais, e chamou postura contra de “negacionismo”.

Tribuna do Norte

Facebooktwitterpinterest

Mais 69 mil doses de vacinas chegam ao RN nesta quinta, 08

governadora Fátima Bezerra anunciou nessa quarta-feira (7) a chegada de mais uma remessa de vacinas ao Rio Grande do Norte. De acordo com a chefe do Executivo estadual, serão mais 69 mil doses, sendo 32 mil da CoronaVac e 37 mil da AstraZeneca. Os imunizantes devem desembarcar nesta quinta-feira (8).

“Olá, pessoal! Acabo de receber a confirmação do Ministério da Saúde que teremos #MaisVacinas chegando ao nosso Estado nesta quinta-feira”, escreveu nas redes sociais.

Segundo a governadora, as doses serão direcionadas para a primeira dose em idosos e trabalhadores das forças de segurança e para a segunda dose de trabalhadores de saúde e idosos de 74 a 70 anos, seguindo a orientação do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

A plataforma RN Mais Vacina aponta que o Rio Grande do Norte já recebeu 685.690 doses de vacinas, sendo 572.040 da CoronaVac e 113.650 da Oxford/AstraZeneca.

   

Facebooktwitterpinterest

Covid-19: Brasil registra 3.829 mortes e 92.625 infectados em 24 horas

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Brasil superou 340 mil mortes em função da covid-19. Com 3.829 mortes registradas em 24 horas, o país chegou a 340.776 vidas perdidas para a pandemia do novo coronavírus.

Ainda há 3.589 mortes em investigação por equipes de saúde. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente.

Já o total de pessoas infectadas desde fevereiro de 2020 subiu para 13.193.205. Entre ontem e hoje, foram confirmados 92.625 novos diagnósticos positivos.

O número de pessoas recuperadas subiu para 11.664.158. Já a quantidade de pacientes com casos ativos, em acompanhamento por equipes de saúde, ficou em 1.288.271.

Estados

O ranking de estados com mais mortes pela covid-19 é liderado por São Paulo (79.443), Rio de Janeiro (38.282), Minas Gerais (25.303), Rio Grande do Sul (21.261) e Paraná (18.118). Já as Unidades da Federação com menos óbitos são Acre (1.318), Amapá (1.356), Roraima (1.367), Tocantins (2.157) e Sergipe (3.668).

Vacinação

Até o início da noite de hoje, haviam sido distribuídas 43,3 milhões de doses de vacinas. Deste total, foram aplicadas 23,5 milhões de doses, sendo 18,3 milhões da 1ª dose e 5,2 milhões da 2ª dose.

Facebooktwitterpinterest

Em um dia, RN soma 76 novas mortes pela covid-19

Foto: Agência Brasil

O Rio Grande do Norte registra, nesta quarta-feira (7), um aumento de 76 mortes provocadas pela covid-19. Desse total, 23 aconteceram nas últimas 24 horas nas cidades de Natal(06), Guamaré (01), Macaiba (02), Pureza (02), Angicos (01), Caraúbas (01), Santa Cruz (01), Nísia Floresta (01), Itaú (01), Assu (01), Areia Branca (01) e Mossoró (05). Ao todo, o estado potiguar contabiliza 4.786 pessoas que perderam a vida em decorrência do coronavírus. Há ainda 934 óbitos em investigação para constatar se a causa tem relação ou não com a doença.

Os dados, divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), também mostraram que, em um dia, houve um aumento de 958 novos casos confirmados da covid-19, elevando para 201.737 o número acumulado de pessoas que já se infectaram pela doença no RN. Há ainda 50.289 casos considerados suspeitos.

Sobre a situação dos hospitais, a plataforma Regula RN mostrou que, neste domingo, a taxa de ocupação geral de leitos críticos é de 95,4%. Especificando por regiões, esse percentual se apresenta da seguinte forma: Metropolitana (93,3%), Oeste (99,1%) e Seridó (97,5%):

Ainda segundo o Regula RN, há um total de 668 pacientes internados para tratamento da covid-19, sendo 354 em leitos críticos e 314 em leitos clínicos. Há 74 pacientes na fila de espera por uma vaga, dos quais 45 aguardam por uma UTI ou semi-intensiva e 29 por um leito de enfermaria.

Facebooktwitterpinterest

Prefeito e primeira dama de Macau vencem a Covid-19

O Prefeito de Macau,  José Antônio e a primeira dama Terezinha Menezes divulgaram através das redes sociais na tarde desta quarta (07) que estão curados da Covid-19.

Após cumprirem o período de isolamento recebendo tratamento médico,  agradeceram a Deus e a oração dos macauenses por terem vencido a doença.

Eis o post

Facebooktwitterpinterest

O ministro da cidadania cogita prorrogação do auxílio emergencial caso pandemia não desacelere

Foto: Instagram João Roma

O ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), afirmou nesta terça (06), em entrevista ao UOL, que o governo federal pode estender o auxílio emergencial “caso a situação se agrave” no país. O Brasil vive o pior momento da pandemia do novo coronavírus – no mês de março, o país bateu recorde e teve 66 mil mortos pela Covid-19.

“Iremos prorrogar o auxílio caso a situação se agrave. Não é o que apostamos, uma vez que a vacinação tem avançado. Mas, para haver novas parcelas, precisaríamos de uma nova autorização legislativa. Passados quatro meses, se o Estado – Legislativo e governo – verificar que é crucial dar novas parcelas, um novo limite de recurso tem que ser aprovado para que o governo federal possa efetuar (o gasto)”, disse Roma.

A previsão inicial é que o novo auxílio seja pago por quatro meses. O montante gasto pela União será de R$44 milhões. Dessa vez, o auxílio tem um valor médio de R$250.

Facebooktwitterpinterest

Subtenente Eliabe enaltece ação do MPRN que exige retomada das aulas presenciais

 

Em pronunciamento durante a sessão plenária remota da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (7), o Subtenente Eliabe (Solidariedade) destacou e enalteceu a ação civil pública ingressada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) em que solicita ao Governo do Estado que determine a retomada das aulas presenciais em todos os níveis da educação básica. De acordo com o documento, o pedido é válido para instituições públicas e privadas, devendo ocorrer de forma híbrida, gradual, segura e facultativa.

“Observamos hoje a entrevista do secretário de Educação, Getúlio Marques, ocasião em que ele deixou claro que o Estado não tem previsão de retorno para as aulas presenciais na rede pública. São mais de 200 mil alunos penalizados, um prejuízo enorme e irreversível”, disse Eliabe.

Segundo o parlamentar, o Governo do Estado, ao longo de mais de um ano de pandemia e mesmo diante das iniciativas propostas na Casa Legislativa, não se preparou para a retomada do ensino público. “Lamentamos profundamente que mesmo durante todo esse período, a gestão estadual não tenha tomado as providências necessárias à retomada das aulas presenciais.  A volta ainda é uma incerteza e a situação é mais que preocupante”, concluiu.

Facebooktwitterpinterest

Câmara discute pautas importantes para Educação de Guamaré

Na gestão do Presidente da Câmara Municipal de Guamaré, o Vereador Diego de Lisete, a casa do povo tem se preocupado em aproximar o Poder Legislativo da população guamareense, acompanhando mais de perto os trabalhos das Secretarias da gestão municipal.

Com os profissionais da Secretaria de Educação, os Vereadores, avaliaram a situação atual do Numeesp, núcleo que é amparado por Lei Municipal e cobraram também informações acerca da convocação dos professores celetistas para a conclusão do ano letivo de 2020.

De acordo com a pauta da reunião na última semana, foram esclarecidas algumas informações que chegaram aos vereadores, dentre elas: o provável encerramento das atividades do Numeesp. No encontro, ficou claro que o que houve foi à convocação dos professores efetivos para dar apoio às atividades virtuais dos alunos especiais, matriculados na rede municipal, em razão do não funcionamento presencial do núcleo.

Também foi esclarecido que devido à participação dos professores efetivos nesse processo, aconteceu uma redução no número de professores contratado no município, no entanto, houve a necessidade de se contratar em caráter excepcional, alguns professores para a conclusão do ano letivo de 2020.

Pela Câmara Municipal, além do presidente Diego de Lisete, participaram da reunião os vereadores Edinor Albuquerque, Eliane Guedes, Miranda Júnior,  Dedezinho, Manu Nascimento, Thiago de Berg e Daniel do Sub. (Assecom/CMG).

Facebooktwitterpinterest

IBGE suspende provas para recenseadores do Censo 2021

Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu suspender as provas do processo seletivo para recenseadores e agentes censitários que vão trabalhar no Censo 2021. De acordo com o instituto, portanto, as provas não serão mais realizadas nas datas programadas no edital (18 e 25 de abril).

A decisão de suspender as provas foi tomada, segundo o IBGE, devido ao corte de 96% dos recursos previstos no Orçamento Geral da União para a realização do Censo Demográfico, previsto para este ano.

O IBGE destacou, no entanto, que o processo seletivo não foi cancelado e informou que avaliará, junto com o Cebraspe, empresa organizadora do concurso, um novo planejamento para aplicação das provas, a “depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico”.

O concurso para trabalhadores do Censo 2021 oferece cerca de 17 mil vagas para agentes censitários e 182 mil vagas para recenseadores.

As informações são da Agência Brasil.

Facebooktwitterpinterest

Pauta da sessão ordinária da Câmara Municipal de Guamaré nesta terça-feira, 06

PAUTA DA SESSÃO ORDINÁRIA

  • Leitura e aprovação da ata da última sessão ordinária (30/03/2020);
  • Leitura do Projeto de Resolução n° 01/2021 – Dispõe sobre a implementação da ata eletrônica na Câmara Municipal de vereadores de Guamaré e dá outras providências, de autoria da Mesa Diretora (Diego Miranda, Leandro Félix e Carlos Câmara);
  • Projeto de Resolução n° 02/2021 – Autoriza a presidência da Câmara Municipal de Guamaré a filiar-se e firmar convênio com a UVERN (união de vereadores e câmaras municipais do Estado do Rio Grande do Norte) e dá outras providências, de autoria da Mesa Diretora (Diego Miranda, Leandro Félix e Carlos Câmara).

.

ORDEM DO DIA

  • Projeto de Resolução n° 01/2021 – Dispõe sobre a implementação da ata eletrônica na câmara municipal de vereadores de Guamaré e dá outras providências, de autoria da mesa diretora (Diego Miranda, Leandro Félix e Carlos Câmara);
  • Requerimento 039/2021 – Requer que seja identificado por meio de personalização, bem como, para que sejam enumerados todos os veículos que prestam serviço ao Município de Guamaré, de autoria do Vereador Tiago de Berg.

.DIEGO MIRANDA FONSECA /Presidente

Facebooktwitterpinterest

Macau: Raio X digital torna mais ágil atendimento no Hospital e Pronto Socorro

Já está em funcionamento um moderno aparelho de raio X digital, no Pronto Socorro Alfredo Teixeira e no Hospital Antônio Ferraz, em Macau. O equipamento passou a operar no final de semana e vai atender inicialmente as urgências e emergências da unidade médica hospitalar.

De última geração, o equipamento proporciona maior praticidade no atendimento aos pacientes no leito, que não necessitarão de transferência até outras unidades para fazer o exame. O aparelho foi adquirido pelo município no final do ano passado.

Digital, ele também dispensa as antigas radiografias, pois as imagens coletadas podem ser enviadas diretamente para o computador do médico. Para Ivani Paiva, diretora do HAF, a instalação do equipamento traz avanços na conclusão de laudos e melhora a qualidade do atendimento, em casos de suspeitas de Covid, por exemplo.

Facebooktwitterpinterest

.

CATEGORIAS

ARQUIVOS

CONTADOR DE VISITAS



Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.