Blog do Levany Júnior

MACAU RN-O confronto entre os que pensam e os que não pensam, por Eliane Brum

simone-de-beauvoir_2

Jornal GGN – Eliane Brum, colunista do El País, aborda a polêmica gerada a partir de uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que trazia uma citação da filósofa Simone de Beauvoir. Para Eliane, a polêmica revela que “a burrice se tornou um problema estrutural do Brasil” e que é preciso ser enfrentada. Ela também diz que discutir a burrice é “mais urgente” do que debater a crise econômica e o baixo crescimento do país.

Ela comenta sobre o livro de Marcia Tiburi, também filósofa, intitulado ” Como conversar com um fascista – reflexões sobre o cotidiano autoritário brasileiro”. Eliane diz que Marcia propõe a resistência através do diálogo para enfrentar a ausência de pensamento, e também deixar de lado o “isolamento em comunidade” para confrontar o que ela chama de “consumismo da linguagem”. Leia mais abaixo:

Do El País

Parabéns, atingimos a burrice máxima
A “baranga” Simone de Beauvoir e a importância de um livro que ensina a conversar com fascistas
A fogueira de Simone de Beauvoir a partir da questão do ENEM mostrou que a burrice se tornou um problema estrutural do Brasil. Se não for enfrentada, não há chance. Hordas e hordas de burros que ocupam espaços institucionais, burros que ocupam bancadas de TV, burros pagos por dinheiro público, burros pagos por dinheiro privado, burros em lugares privilegiados, atacaram a filósofa francesa porque o Exame Nacional de Ensino Médio colocou na prova um trecho de uma de suas obras, O Segundo Sexo, começando pela frase célebre: “Uma mulher não nasce mulher, torna-se mulher”. Bastou para os burros levantarem as orelhas e relincharem sua ignorância em volumes constrangedores. Debater com seriedade a burrice nacional é mais urgente do que discutir a crise econômica e o baixo crescimento do país. A burrice está na raiz da crise política mais ampla. A burrice corrompe a vida, a privada e a pública. Dia após dia.

LEIA MAIS »

Select rating
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5
Rate this post
Sair da versão mobile