MACAU RN-Novas descobertas revelam maior potencial do Campo de Libra
Novas descobertas revelam maior potencial do Campo de Libra
Jornal GGN – Uma nova perfuração realizada pela Petrobras no Campo de Libra revela que a área – considerada hoje a maior para a exploração de petróleo do mundo – tem mais reservas do que anteriormente calculado e, ainda, com boa qualidade. Recentemente o Consórcio de Libra concluiu a perfuração do sétimo poço do bloco encontrando a maior coluna de óleo já descoberta na área, com 410 metros de espessura, superando última anunciada em março, de 301 metros. O oitavo poço está em processo de perfuração.
A nova descoberta está a 180 km da costa do Rio de Janeiro. A área de Libra foi a primeira concessão sob o regime de partilha de produção, estabelecido pelo Poder Executivo no final de 2009, como um novo marco regulatório para a exploração de petróleo. Diferente do regime de concessão onde a empresa concessionária é de fato a dona do petróleo pagando para o Estado um bônus de assinatura definido anteriormente em leilão, na partilha a União é dona do petróleo extraído remunerando em óleo as empresas colaboradoras da exploração.
O Consórcio de Libra é formado pela Petrobras que opera com 40%, Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%) e CNOOC (10%) e quem gerencia o contrato de partilha da produção é a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA).
*Com informações da Petrobras – Fatos e Dados
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook