Após uma reunião remota que contou com a cúpula da Secretaria Estadual de Saúde, sob a liderança do secretário-adjunto Petrôneo Spinelli, do prefeito Tulio Lemos e da direção da Secretaria Municipal de Saúde, ficou definido que o município de Macau irá receber inicialmente 05 leitos de UTI, que serão montados no interior do Hospital Antônio Ferraz. A recomendação da governadora Fátima Bezerra e o fato de o prefeito ter conseguido a doação de 10 Respiradores para Macau junto ao Ministério da Saúde foram fundamentais para a definição do resultado da reunião que aconteceu na tarde desta terça-feira.
Desde o momento em que foram deflagradas as providências para a contenção da pandemia e de determinações para o acolhimento dos infectados por parte do governo estadual, em Macau, o prefeito Tulio Lemos tomou medidas inovadoras como a instalação de Barreira Sanitária, desinfecção de locais públicos e a instalação de Hospital de Campanha e fez apelo à governadora Fátima Bezerra para dotar a região de leitos de UTIs, colocando as instalações do Hospital Municipal Antônio Ferraz à disposição para receber esses equipamentos.
Em seu apelo feito à Governadora, Túlio mostrou números da OMS para justificar as UTIs na 3a Regional de Saúde, quando finalizou; “governadora, agradecendo a sua sensibilidade, tenho a dizer que nessa luta contra a pandemia, temos perdido vidas por falta de UTI, mas também temos salvado vidas quando encontramos uma UTI”.
Na reunião que aconteceu na tarde de terça-feira (14), ficou acertado das providências protocolares para a aquisição de equipamentos e manutenção dos 05 leitos de UTI que em breve serão instalados no Hospital Antônio Ferraz, que também irão receber pacientes dos Municípios vizinhos. O prefeito Tulio Lemos, que se emocionou em Brasília ao receber a doação de 10 Respiradores, demonstrou a mesma emoção quando da definição da implantados de leitos de UTI e sintetizou o seu contentamento: “para Deus nada é impossível “. Finalizou o prefeito de Macau.