MACAU RN-Bico De Papagaio Na Coluna Cervical: O Que É, Sintomas E Tratamento.


Quem nunca ouviu falar sobre o famoso bico de papagaio da coluna? Enquanto a ave brasileira é belíssima, o tal bico de papagaio da cervical ou da lombar assusta qualquer um. Mas, entenda algo importante: muitas vezes a pessoa coloca um rótulo na testa que tem bico de papagaio, não se sente bem por ter isto, e fica preocupada . No entanto, muitas vezes o bico de papagaio nos ajuda e não precisamos de tratamento nenhum para ele!

Este site é de 2 neurocirurgiões entre os maiores especialistas em doenças da coluna vertebral brasileiros, respeitados internacionalmente, com livros de referência publicados na Alemanha e nos Estados Unidos da América. Então, vamos à ciência de fato. O valor do conhecimento dos Drs. Pinheiro Franco objetiva dar o ensinamento correto e mostrar o caminho científico real do tratamento de suas dores.

O que é o bico de papagaio? Causas?

Bico de papagaio está associado à doença degenerativa da coluna, ao envelhecimento natural de nossa coluna.

Para entendermos o que é o bico de papagaio, antes precisamos entender que ele é o resultado de uma doença chamada doença degenerativa da coluna vertebral (ou doença degenerativa do disco intervertebral) que tem no Dr. Pinheiro Franco o autor do maior livro em língua portuguesa já publicado sobre o assunto.

O disco intervertebral envelhece naturalmente, pelo nosso uso e pelo fato de sermos bípedes (estamos em pé). Outros fatores influenciam, como nossa vida na frente de um computador, carregar peso, cigarro, genética, etc,

Quando o disco envelhece, degenera, alterações mecânicas podem acontecer na coluna, a depender de muitos fatores, incluindo a anatomia, a morfologia da coluna da pessoa. Em outras palavras, o tipo de lordose (curva natural da coluna) que algumas pessoas têm, pode influenciar no surgimento de alterações ósseas da coluna. Na coluna cervical e na coluna lombar, estes crescimentos ósseos (osteófitos, complexo disco-osteofitário) às vezes parecem com a forma de um bico, o célebre “bico de papagaio”. Entenderam o que é o bico de papagaio?

Doença degenerativa da coluna pode ocorrer, de forma geral, a partir dos 30 anos de idade. A vida moderna com computadores e celulares parece estar acelerando este processo natural. A degeneração dos discos que resulta nos bicos de papagaio é o assunto dos livros internacionais (EUA e Alemanha) do Dr. Pinheiro Franco.

Sintomas de bico de papagaio (osteofitose)

O bico de papagaio é uma reação do nosso corpo à doença degenerativa dos discos, à espondilose, ao envelhecimento inexorável de nossa coluna. Então, quais os sintomas de bico de papagaio? Como saberei se tenho? Isto é preocupante? O que fazer?

Tensão frequente nos músculos do pescoço pode indicar que a pessoa tenha bico de papagaio na cervical. Uma lista maior de sintomas possíveis está mais abaixo.

Os sintomas, muitas vezes, que pessoas sentem, de dor/ incômodo/ tensão na coluna, seja no pescoço (cervical) ou na lombar, podem vir dos osteofitos (complexos disco-osteofitários) ou podem vir de outras estruturas.

Não é fácil definir a causa da dor. É por esta razão que a pessoa deve procurar, de fato, um grande especialista na doença degenerativa da coluna, para não ficar perdendo tempo por aí.

A título de conhecimento, conheça abaixo uma lista de sintomas que pessoas com bico de papagaio na cervical podem apresentar e veja se tem alguns deles:

  • tensão na musculatura do pescoço
  • cansaço frequente no pescoço
  • sensação de desconforto na base do pescoço que às vezes desce atrás entre as escápulas
  • dor que se irradia para cima, na direção da parte de trás da cabeça
  • dor que vai pelo braço
  • formigamento no braço
  • sensação de amortecimento de dedos de mãos
  • sensação de braço cansado, pesado, podendo ocorrer mais ao fim do dia
  • dificuldade para mexer o pescoço, com limitação: “não mexo mais como antes o pescoço!”
  • dificuldade de achar posição para o pescoço: “troquei de travesseiro muitas vezes, comprei muitos travesseiros, qual é o melhor travesseiro?”
  • sensação de que fica estalando o pescoço: “estou crocante
  • difuldade, pelas sensações do pescoço, para leitura, dificuldade para se concentrar
  • perda movimentos finos em dedos e mãos: “estou com dificuldade para abotoar um botão de camisa, abrir um ziper, costurar”
  • percepção de que deixa objetos caírem no chão :”sinto que a força de braço e mão diminuíram, preciso às vezes usar duas mãos para pegar uma panela, deixo cair o copo, deixo cair uma xícara
  • falta de força que não tinha: “dificuldade para abrir uma lata, um pote de vidro”
  • dificuldade para manter os braços elevados: “cansaço nos braços, às vezes cansa para colocar as coisas no alto, em uma gaveta, tenho fraqueza nos braços
  • choque no pescoço, dor muito forte no pescoço, muitas vezes com irradiação para o braço

Então, perceberam? A lista de sintomas relacionada a bico de papagaio pode ser muita grande. O mais importante, caso tenha se identificado com algo acima, é procurar um especialista de fato. Lembre-se do importante: eventuais bicos de papagaio (osteófitos, complexos disco-osteofitários) encontrados em exames de imagem podem estar comprimindo estruturas nervosas nobres – medula espinhal e nervos da coluna cervical.

Quando se fala em bico de papagaio, só se pensa em osso. Mas, é importantíssimo saber que o osso que cresce, que este bico de papagaio (osteofito) pode causar severa compressão da medula espinhal (amarelo) e dos nervos que saem dela para os braços. caso seu caso seja cirúrgico, Drs. Pinheiro Franco têm experiência de milhares de bicos de papagaios operados com segurança. Dê Valor à Segurança de seus movimentos e marque já sua consulta.

Para saber se eles estão sob risco de lesão ou não, procure, para sua segurança, para a segurança de sua medula espinhal e nervos, os Neurocirurgiões especializados da Clínica Pinheiro Franco, com enorme experiência no tratamento conservador e cirúrgico destas situações.

 

 

Tratamento do bico de papagaio.

Como perceberam pela formação internacional dos Drs. Pinheiro Franco, o assunto é muito mais complexo do que é muitas vezes colocado na mídia geral não especializada. Assim, a consulta médica é fundamental para o conhecimento certo de sua atenção e a definição séria e honesta de seu tratamento, analisando os riscos e benefícios. Estamos aguardando sua visita para ajudá-los a por luz nas suas dúvidas e ajudá-los a sair da atual situação.

De forma geral, existem vários tratamentos para bico de papagaio, a depender de inúmeros fatores avaliados em nossa consulta. Alguns deles estão aqui:

Resumo. Dúvidas rápidas sobre bico de papagaio.

A decisão sobre qual o melhor tratamento para sua dor na coluna deve incluir a expertise do especialista em coluna e nervos, de sua seriedade em mostrar os prós e os contras de cada técnica ao seu paciente.

Bico de papagaio precisa de tratamento?

Nem sempre.

Bico de papagaio precisa de cirurgia?

Às vezes sim. As pessoas costumam ter medo da cirurgia mas, muitas vezes esquecem (ou não sabem) dos perigos do que a doença pode lhes ocasionar. Precisamos avaliar cada caso indivualmente, com muita atenção.

A cirurgia para bico de papagaio é segura?

Sim. Em mãos experientes e que respeitam o tecido da medula espinhal e nervos, sim. Os Neurocirurgiões da Clínica Pinheiro Franco têm gigantesca experiência na cirurgia de descompressão da medula espinhal e nervos.

A cirurgia para bico de papagaio tem risco?

Sim, pela proximidade dos bicos de papagaio (complexo disco-osteofitários) com as nobres estruturas neurais, medula espinhal e nervos. Quando bem indicada, e executada com especialistas com experiência, logicamente este risco diminui, muito. Venha à Clínica Pinheiro Franco, Neurocirurgia e Coluna Vertebral.

Os Neurocirurgiões Drs. Pinheiro Franco têm experiência na cirurgia de bico de papagaio?

Sim, enorme experiência. A cirurgia de descompressão da medula espinhal e nervos, para nós, é segura.

 

Compartilhe

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.