MACAU RN -Artigo na “Gazeta do Oeste”, RN: “Como será a eleição de hoje no RN”?


download (1)

Artigo de Ney Lopes, publicado hoje, 26, no jornal “Gazeta do Oeste”, editado em Mossoró, RN

O segundo turno da eleição no RN será decidido hoje, 26.

Todas as etapas eleitorais vencidas, até o momento, levam a conclusão de que a eleição de 2014 foi marcada pela imprevisibilidade, ou seja, quando o povo quer o “impossível acontece”.

Jamais ninguém admitiria um candidato como Henrique Alves, que em nome da “paz e do amor” reuniu em torno de si “todos” – absolutamente “todos” – os grupos e pessoas tidos como lideranças políticas e econômicas no Estado, viesse a passar pelo “sufoco” que vem passando, com perspectivas reais de derrota.

Ao convencer Wilma de Faria a ser candidata ao Senado, Henrique mandou confeccionar o paletó e o vestido da posse dela.

Seria impossível a derrota dos dois, do vice e dos suplentes, na eleição majoritária.

Tudo estava “certinho” e “combinado” com antecedência, inclusive a confirmação de que o senador José Agripino e o seu partido apoiariam Henrique, Wilma e os companheiros da chapa pré-escolhida.

Todos os participantes do grupo político montado, sem exceção, zombaram de adversários, subestimaram quem tinha história e optaram por quem não tinha, humilharam e “escolheram” a dedo os seus aliados.

A “avalanche” eleitoral era tida como certa.

Seria fatal, sobretudo, após a finalização da cooptação DEM, partido que dobrou a espinha e se submeteu a tudo que lhe foi imposto por Henrique, Wilma e novos aliados.

A liderança do DEM-RN anunciou que subiria em pé de coqueiro para ajudar na vitória.

Depois, em Mossoró pediu votos para Henrique pelo “amor de Deus”.

O DEM-RN aceitou “cassar” filiados do partido, como a governadora Rosalba Ciarlini, que pretendia disputar a reeleição e o autor deste artigo (Ney Lopes),  que tinha a pretensão de candidatar-se ao Senado.

Tirar Rosalba era imposição de Henrique.

Afastar Ney Lopes da eleição de Senado era a exigência número um de Wilma de Faria para poder aliar-se a Henrique, temendo a concorrência de um opositor com a experiência de mais de 30 anos de vida pública, bem avaliada nacionalmente.

Henrique, Wilma e suas chapas não admitiam concorrentes com credibilidade, para não correrem nenhum tipo de risco de derrota.

As articulações de alcova foram no sentido de isolar e excluir ambos da eleição de 2014, manu militari, utilizando como instrumento o próprio partido ao qual eles dois pertenciam.

Silêncio e desprezo, mesmo diante da violência praticada contra a esposa do autor desse artigo, que pertencendo ao diretório do DEM-RN foi impedida de votar na convenção realizada em Natal, sob suspeita de ilegalidade.

Quem contestasse o “complô” era logo humilhado, com a alegação de que assim agia por não ter sido convidado para o “banquete eleitoral”.

Na composição do grupo liderado por Henrique e Wilma foram afastados aqueles considerados “complicados”, indesejáveis e classificados como “resto”, ou seja, a escória da política local, sem nenhuma chance ou direito à sobrevivência política.

Cruel, muito cruel o que foi feito.

A pena era o isolamento, o desprezo, sem dó e sem piedade!

Surgiram Robinson e Fátima Bezerra.

Enfrentaram dificuldades iniciais, no próprio grupo político a que pertenciam.

Porém, com persistência superaram e partiram para a luta, com pouquíssimos aliados.

Logo no primeiro turno, o povo reagiu e a  ex-governadora Wilma de Faria perdeu a eleição para Fátima Bezerra, por quase 200 mil votos.

Não há explicação para a derrota, senão falta de votos e outros fatores.

Nenhum apoio ou esquema econômico/político evitaria uma derrota com essa diferença expressiva no resultado final.

Aguarda-se agora a decisão popular hoje, em relação ao Governo do Estado.

Somente as urnas de domingo darão a palavra final de uma eleição, que ficará na história política do Estado como a prova de que, quando povo quer, não tem “jeito”; o impossível acontece!

Será que as duas chapas – de Wilma e de Henrique – serão derrotadas?

Será que o povo ter percebeu em tempo as manobras escusas e em protesto manifesta apoio e solidariedade popular àqueles que Henrique, Wilma e aliados humilharam e cassaram as suas candidaturas, no período pré-eleitoral (leia-se Rosalba, Ney e amigos)?

O aparentemente “impossível” já aconteceu, na eleição de senador.

Falta saber se ocorrerá na eleição de governador.

Tudo indica que sim…

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.