O macaibense Manoel Maurício Freire foi condenado a pagar uma multa de R$ 53.205,00 (cinquenta e três mil duzentos e cinco reais) por ter divulgado uma pesquisa eleitoral falsa no grupo Macaíba – Rio Grande do Norte, no Facebook e em seu perfil pessoal na rede social. Manoel Maurício é bem conhecido nas redes sociais por suas postagens, na maioria das vezes, polêmicas. Veja a condenação clicando no link http://www.tre-rn.jus.br/jurisprudencia/diario-da-justica-eletronico/diario-da-justica-eletronico
De acordo com a decisão do TRE-RN, o macaibense terá que excluir a pesquisa da sua página pessoal no Facebook, esclarecendo que foi uma determinação da Justiça Eleitoral, por considerar a sua postagem irregular. Sua retratação também deve ser compartilhada no grupo Macaíba – Rio Grande do Norte, no Facebook. Caso Manoel Maurício descumpra a condenação, poderá pagar multa diária no valor de R$ 500 (quinhentos reais).
A condenação de Manoel Maurício chama a atenção para o fato de algumas pessoas, por amadorismo, imaturidade ou falta de conhecimento tentar burlar a legislação eleitoral num momento tão sério para o futuro de um município, onde está em evidência a escolha de representantes populares, por meio de um processo democrático. Abaixo segue trecho da condenação de Manoel Maurício e o endereço para consulta da ação.