Blog do Levany Júnior

MACAÍBA RN-Lewandowski diz que STF assume o que Congresso não consegue resolver

lewww

Jornal GGN – Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou a postura do Congresso e elogiou a decisão da Corte de suspender as doações ocultas de campanha, nesta sexta (13). No seu depoimento, Lewandowski disse que “investigar não é para amador”, referindo-se às CPIs. Apesar de concordar que temas como esse são do Legislativo, afirmou que são assuntos que Congresso atual “não tem como resolver”.
Do Estadão
‘Investigar não é para amador’, diz Lewandowski em crítica ao Congresso
Presidente do Supremo afirma que Legislativo ‘deixou de lado sua função’ e passou a exercer papel investigativo, ‘substituindo o Ministério Público, a Polícia Federal e o próprio Judiciário’
POR RICARDO CHAPOLA
O Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Ricardo Lewandowski criticou nesta sexta-feira, 13, a atuação do Congresso ao elogiar a decisão tomada pela Corte de suspender as doações ocultas de campanha. Enquanto comentava a determinação do dia anterior, Lewandowski afirmou que o Judiciário está assumindo papeis da competência do Legislativo que, segundo ele, se dedica hoje a funções que deputados desconhecem. Para o presidente do STF, “investigar não é para amador” – em referência às Comissões Parlamentares de Inquérito instaladas na Câmara e no Senado para apurar eventuais esquemas de corrupção.
“Essa ideia de separação tão absoluta de poderes hoje não sei se ainda vigora. Sobretudo no momento que o STF tem um protagonismo um tanto quanto maior resolvendo questões tais como essa de ontem. É matéria própria do Congresso Nacional, mas que o Congresso Nacional hoje não tem como resolver”, disse Lewandowski durante uma palestra realizada em uma universidade da zona oeste da cidade de São Paulo.
LEIA MAIS »
Select rating
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5
Rate this post
Sair da versão mobile