MACAÍBA RN-É absurdo ver vitória de Trump como retrocesso, diz Mangabeira Unger


_92437317_e7c9440f-290d-45d2-ace4-f989a891c3b7

Enviado por Almeida

É absurdo ver vitória de Trump como retrocesso, diz Mangabeira Unger

Por Ingrid Fagundez,

Da BBC Brasil em São Paulo

Os brasileiros não têm por que achar a eleição de Donald Trump “incompreensível” – e considerá-la um retrocesso é “absurdo”

As opiniões do filósofo e teórico Roberto Mangabeira Unger fogem do tom catastrófico usado com frequência para discutir o triunfo do republicano, eleito presidente dos EUA na semana passada.

Em entrevista à BBC Brasil, Unger, que é professor da Universidade Harvard e foi ministro de Lula e Dilma, disse que a surpresa brasileira é injustificada, pois vivemos um vazio na política semelhante ao dos Estados Unidos. Além disso, também teríamos uma maioria trabalhadora abandonada pela esquerda.

“O Brasil é o país do mundo mais parecido com os Estados Unidos. A tragédia dos dois é negar instrumentos e oportunidades à maioria, que é cheia de energia, mas sem condições de transformá-la em ação fecunda.”

Apesar dos paralelos, o professor, que deu aula para o atual presidente americano, Barack Obama, não faz previsões sobre o surgimento de um “aventureiro” como Donald Trump nas eleições de 2018.

Ele apoia uma possível candidatura do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) que, espera, seja um outro tipo de outsider – um rebelde contrário à linha dominante, que traga um novo rumo para o país.

Para Unger, após a derrocada do nacional-consumismo dos governos petistas, o Brasil vive sem um projeto nacional. O modelo ideal, diz, seria um “produtivismo includente”, que incentive e qualifique a produção, gerando igualdade a partir do trabalho.

Leia na página os principais trechos da entrevista.

Select rating
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.