LEVANTA-TE QUE ELE TE CHAMA


images

LEVANTA-TE QUE ELE TE CHAMA (Marcos 10:49)

– Jericó era uma cidade de veraneio muito freqüentada, que havia sido reconstruída por Herodes, o Grande, no deserto da Judéia, não muito longe do rio Jordão. Jesus estava a caminho de Jerusalém; depois de atravessar Peréia, Ele naturalmente entraria em Jericó.
– Jericó era uma cidade muito forte no comércio, cidade que representa desafio, muralhas, adversidades.
– Todo cristão passa em algum momento de sua vida por Jericó.

1. A Situação de Bartimeu – cego, mendigo, e a beira do caminho.
3 malefícios que dominava Bartimeu e domina muitas pessoas hoje.


Cegueira 
– Bartimeu sofria de uma doença física. A cegueira naquela época era considerada uma maldição de Deus pelo pecado (Jo 9:2), mas Jesus contestou essa idéia ao curar o cego.
– Jesus fala que o pior cego é aquele que vê mas não enxerga. Muitas pessoas estão sem direção em suas vidas, ou seja, estão cegas.
– Algumas características: 
· o cego sempre precisa de ajuda
· o cego depende de favores dos outros
· o cego não tem direção
Mendigar 
– Normalmente havia mendigos nas cidades. 
– Como a maioria das profissões daquela época exigia o esforço físico, qualquer um que tivesse uma doença mutiladora ou que fosse portador de deficiência física estaria em desvantagens; assim as pessoas nestas condições geralmente eram forçadas a mendigar. (Lv. 25.35-38). 
– Deste modo os mendigos tinham pouca esperança de escapar de seu estilo de vida degradante. É um dos estágios mais deplorável na vida de um homem.
À beira do Caminho
– Aquele homem estava sem perspectiva de vida, sem uma direção, por isso, estava vendo a vida passar, muitas pessoas estão sentadas vendo a vida passar, com isso, suas vidas continuam sempre a mesma coisa. 
– Atitudes que Bartimeu tomou, quando soube que Jesus estava ali. v. 47- “…e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus Filho de Davi, tem compaixão de mim!..”
– A expressão “Filho de Davi” era uma forma popular de alguém se dirigir a Jesus como Messias, porque era sabido que este seria um descendente do rei Davi (Is. 9:7; Sl. 72). O fato de Bartimeu ter chamado Jesus “Filho de Davi” demonstra que reconheceu a Jesus como Messias. Isto significa que percebeu Jesus como o Cristo, aguardado há tanto tempo.
– É interessante notar que um mendigo pobre e cego pôde enxergar quem era Jesus, enquanto os líderes religiosos que viram os milagres operados por ele eram cegos em relação à sua identidade e recusaram-se a reconhece-lo como o Messias.
· Bartimeu reagiu foi ao encontro do milagre (clamando)
· Bartimeu clamou, gritou, expôs para fora os seus sentimentos.
v. 48-“.. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!..”
Muitos tentaram parar Bartimeu, mas ele não desistiu, muitos vão tentar lhe parar mas não desista.
v. 49-“.. Parou Jesus e disse: Chamai-o. E chamaram o cego, dizendo-lhe: tem bom ânimo;
levanta-te, ele te chama…”
v. 50-“.. Lançando de si a capa.. Simboliza abandonar o pecado Para haver um encontro com Jesus você deve se despir de sua soberba, vaidade
· a fé chama a atenção de Jesus
· o cego chamou a atenção de Jesus
· A sua fé levará você a grandes conquistas
– Não importa quão desesperadora sua situação possa parecer: se você clamar a Jesus com fé, Ele o ajudará!
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.