GUAMARÉ RN -Trabalho estuda os milagreiros nos cemitérios do Seridó


carlindo1

Segundo o professor de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), Lourival Andrade Júnior, uma peculiaridade nos cemitérios do Seridó, segundo Lourival, é a grande quantidade de milagreiros mortos, pelos quais as pessoas criam devoção e aos quais creditam realizações sobrenaturais. O mais famoso deles, relata o docente, é Carlindo Dantas, médico e deputado estadual assassinado em 1967, que atrai anualmente milhares de devotos a sua sepultura no Cemitério Campo Jorge, em Caicó, em busca de cura para problemas de saúde.

Quando vivo, Carlindo Dantas era conhecido como médico dos pobres. Histórias suas narravam atendimentos espetaculares, a exemplo de um parto em que teria usado os faróis de seu carro para iluminar o interior de uma casa de taipa, sem luz elétrica, através de um buraco que ele mesmo havia aberto na parede. Depois, segundo se conta, o deputado caicoense ainda enviava roupas e alimentos à família necessitada.

“Logo depois do enterro, as pessoas já começaram a visitar o túmulo dele pedindo milagres”, diz Lourival. “Ele foi alçado pelo povo à posição de milagreiro, principalmente por aqueles que atendeu enquanto era médico, e as histórias que essas pessoas vão reproduzindo fazem com que ganhe mais notoriedade”, conta.

Um estudo conduzido no CERES investiga especificamente o fenômeno dos milagreiros, intitulado Crime e Devoção, igualmente coordenado por Lourival Andrade Júnior. “Em 1967 houve muitos homicídios em Caicó. Porque só Carlindo Dantas se tornou um morto especial? A gente reconstitui o universo desse sujeito para entender como o povo o nomeia um milagreiro de cemitério”, esclarece.

Um dos fatores avaliados pela pesquisa é a morte trágica. “É o reviver do martírio, da tragédia cristã. A morte trágica purga os pecados do vivo. Quanto mais sofrida a morte, maior a possibilidade de se tornar um milagreiro”, aponta o professor. A diversidade de crenças religiosas e a flexibilidade das pessoas em relação ao sagrado também são identificados como fatores que colaboram para o surgimento das devoções.



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.