Blog do Levany Júnior

GUAMARÉ RN-Rosso confirma candidatura e alfineta Rodrigo Maia por negociação com PT

Jornal GGN – Deputado apoiado pelo “centrão” de Eduardo Cunha (PMDB) para a presidência da Câmara, Rogério Rosso (PSD) confirmou sua candidatura nesta segunda (11). Em entrevista à imprensa, ele disse que buscará outros candidatos para fazer um pacto por uma eleição elegante, sem ataques de baixo nível. Mas aproveitou a oportunidade para cutucar Rodrigo Maia (DEM).

Segundo Rosso, Maia está custurando uma “aliança política de difícil explicação” ao buscar apoio de alguns petistas para vencer a disputa pela presidência da Câmara. “Não topo vale tudo, nunca topei. Não pode um vale tudo onde se fecha os olhos, se deixa de ser inimigo. Não dá para acreditar nisso”, alfinetou. Parte do PT nega alinhamento com Maia.

Do Distrito Federal, Rosso é apoiado pelo bloco formado por PP, PR, PSD, PTB, PROS, PSC, SD, PRB, PEN, PTN, PHS e PSL, o mesmo que garantiu a eleição de Cunha para presidência da Câmara em 2015.

Segundo informações de O Globo, as articulações de bastidores não vão evitar um segundo turno para esta eleição, que deve ocorrer na quarta-feira (13), às 19h.

Jornais noticiaram nesta segunda que foi o presidente interino Michel Temer (PMDB) quem convenceu Waldir Maranhão, o interino da Câmara, a antecipar a eleição que deveria ocorrer, iniciamente na quinta-feira.

O núcleo duro do governo Temer também estaria costurando o apoio do PSBD, DEM, PPS e PSB a Rogério Rosso, a pedido de Eduardo Cunha – que tenta emplacar um sucessor que não trabalhe por sua cassação no plenário da Câmara. A moeda de troca é apoio do PMDB e aliados ao nome escolhido pelo PSDB ou DEM para a presidência da Casa em 2017.

Outro candidato que representa o mesmo grupo de Rosso é o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP), que também confirmou pré-candidatura hoje.

O Planalto não conseguiu evitar que o PMDB tivesse candidatos próprios. Os deputados Marcelo Castro e Fábio Ramalho também registraram oficialmente suas candidaturas. Ainda há expectativa em torno de outros peemedebistas, como também em relação a Fausto Pinato (PP-SP), Carlos Gaguim (PTN-TO), Carlos Manato (SD-ES), Heráclito Fortes (PSB-PI) e até Cristiane Brasil (PTB-RJ).

Rate this post
Sair da versão mobile