GUAMARÉ RN-Publicitário diz que Robinson está mudando modelo de fazer gestão no RN


76O6O6O

Alex Viana

Repórter de Política

Para o publicitário Jener Tinoco, houve uma mudança flagrante no modo de conduzir o governo do Estado do Rio Grande do Norte, no comparativo entre a gestão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e a do atual governador Robinson Faria (PSD). Vice de Rosalba na gestão passada, Robinson rompeu com a governadora no início do mandato e lançou-se candidato, vencendo, ao final, a eleição, contra o principal adversário, o então presidente da Câmara dos Deputados, ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMBD). Ao assumir a administração, Robinson mostra-se com estilo bem diverso do da sua antecessora, sobretudo no que toca ao cumprimento de promessas de campanha e melhoria em setores como segurança, incentivo ao turismo (desenvolvimento econômico), abertura de vagas em penitenciárias, retomada de programas (Cidadão Nota 10, Programa do Leite), dentre outros, em menos de 90 dias de governo.

“Qualquer cidadão movido de boa intenção e de boa-fé vai perceber que houve uma mudança visível, uma mudança flagrante, entre o governo passado e esse novo governo”, avalia o publicitário Jener Tinoco, que acompanha a trajetória política de Robinson há vários anos. Seguindo ele, há inegavelmente a presença de um governo que procura fazer uma gestão diferenciada, eficiente e forte. “Basta ver a presença da polícia na rua. Um ano atrás você não tinha. Esse governo está imbuído neste propósito de fazer bem feito. Quem não percebe isso?”, questiona, respondendo que os únicos que não percebem a ruptura de modelo de gestão promovida pelo atual governo são “aqueles que, ao longo do ano passado, acreditaram num projeto que não deu certo e, por conta disso, estão conduzindo as suas frustrações e as suas vontades e seus desejos até hoje”.

No geral, de acordo com Jener Tinoco, a sociedade percebe que há inegavelmente no atual governo do Estado um desejo de fazer diferente e trabalhar. “Esse governo está trabalhando bastante, para onde você vai você vê uma visão flagrante do governo, traduzida na diminuição das ocorrências policiais, através da prioridade dada pelo governador Robinson Faria à Secretaria de Segurança Pública, gerida pela delegada Kalina Leite e cuja estrutura da PM conta com o comando do coronel Ângelo Mario de Azevedo Dantas, e o comandante Marcos Vinícius, do BOPE. Com o apoio de todos os demais integrantes das forças de segurança do RN, policiais civis e militares, a Polícia conseguiu, pela primeira vez nos últimos anos, reduzir o número de homicídios”, destaca o publicitário.

Para Jener, há inegavelmente uma mudança no quadro administrativo do Estado. “As coisas estão mudando. A gente tem visto que existe uma grande preocupação do governador. Essa equipe de governo é qualificada. É um pessoal que conhece e que conversa de perto. Os ocupantes de cargos de secretarias do governo são todas pessoas qualificadas e sem vício. Antigamente o que a gente via, entra governo e saí governo, era que as figuras eram as mesmas, com as mesmas performances medianas. Mas o médio nem sempre é bom. O médio fica para lá. O que a gente quer é coisa boa”.

NOVO MODELO

Jener Tinoco afirma que o governador Robinson Faria “tem acertado muito flagrantemente, muito visivelmente, porque está mudando o modelo de fazer a gestão”. Além da Segurança, ele citou modificações estruturais que estão sendo empreendidas nas áreas de Saúde, Finanças Públicas, Administração, Educação e Desenvolvimento Econômico. “As informações não chegam ainda à população, mas vão chegar. Na saúde a resposta para a sociedade é lenta, mas está havendo uma mudança grande. O secretário (Ricardo Lagreca) é um cara extremamente qualificado, dirigiu o hospital Onofre Lopes durante muitos anos”, frisou Jener Tinoco.

Para o publicitário, há uma mudança na área de Desenvolvimento, com o governo passando a ir buscar empresas para investirem no Estado. “O governador já recebeu um grupo inglês que mostrou um projeto para investir um volume total de R$ 1,5 bilhão”. Segundo o empresário, “tem uma série de coisas acontecendo que fazem com que se veja que as coisas estão funcionando, o governo está tendo a resposta da sociedade e está tentando recuperar o que foi perdido ao longo do tempo”, o que não é fácil.

O publicitário ressaltou, por fim, que as condições estruturais do Estado são as piores possíveis, mas que o governo está trabalhando com otimismo. “Você imagine que houve um sucateamento muito grande dos prédios, dos imóveis, uma falta de equipamentos e por aí vai. E isso é um processo lento. Porém, independente disso, acho que o grande mérito é que a máquina administrativa está funcionando, se tem governo hoje. Sem querer fazer crítica ao que passou, mas se tem governo hoje. No sentido de que se você procura, se você olhar, tem alguém preocupado em responder pelo Estado”, concluiu.

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.