Jornal GGN – Gilberto Occhi, novo presidente da Caixa Econômica Federal, afirmou que a instituição precisa vender ativos e cortar dividendos para não ter de pedir um injeção de capital para o governo em 2018.
Em entrevista ao Wall Street Journal, Occhi afirmou que estão sendo adotadas medidas para reduzir a possibilidade de precisar pedir ajuda para o governo. Ele afirma que, provavelmente, o banco não vai precisar de capital neste ano nem em 2017.
Uma das medidas é uma negociação para diminuir o dividendo obrigatório que a Caixa tem de pagar para o governo. Além disso, a instituição pode vender sua divisão de loterias, e também outros ativos, para melhorar suas contas.
Com a crise econômica, o banco tem de lidar com um aumento da inadimplência nos empréstimos e com a redução de sua receita líquida. “Precisamos avaliar o cenário, ver se o governo concordará em reduzir o dividendo e também o avanço de nossos planos de vendas de ativos”, disse o presidente do banco.
Gilberto Occhi assumiu o cargo em junho deste ano. Funcionário de carreira da Caixa, ele foi ministro das Cidades e também da Integração Nacional durante a segunda gestão de Dilma Rousseff. Ele deixou o ministério após seu partido, o PP, ter decidido apoiar o processo de impeachment.
Em entrevista ao Estadão em junho, logo após assumir a presidência da Caixa, Occhi afirmou que a privatização do banco “está fora das discussões”, e também descartou abrir o capital para a participação privada.
Tags
Select ratingNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5