GUAMARÉ RN-PMDB passará a controlar 107 mil cargos comissionados na engrenagem federal
-
-
Temer deve entregar a Agricultrua para o PRB 72 - 5
Aécio debate com deputados o apoio a Temer 53O governo da presidente Dilma Rousseff conta atualmente com mais de 107 mil cargos ocupados por pessoas que foram empregadas por livre nomeação, ou seja, sem a necessidade de comprovar conhecimento e habilidades específicas através de concurso público ou apresentação de títulos. Todas as indicações para os chamados cargos comissionados são feitas por integrantes de partidos governistas e da base aliada, mas o PT, por razões óbvias, mantém maior expressividade nas indicações realizadas.
Com pagamentos que variam entre 1 e 40 salários mínimos, a interminável lista de empregos por indicação sobrecarrega mensalmente os cofres públicos.
Apenas para se ter uma ideia, comissões criadas para suprir demandas da Copa do Mundo e Olimpíadas possuem pessoas indicadas que recebem salários de até R$ 22 mil. Para ocupar cargos de direção e de assessoramento superior – as funções mais cobiçadas no funcionalismo público federal – os indicados recebem pagamentos que chegam a R$ 14,3 mil mensais, excluindo-se benefícios.
A prática de indicações para cargos e funções temporárias tiveram um grande aumento a partir da gestão do ex-presidente Lula e continua crescendo sob comando da presidente Dilma Rousseff, concedendo ao Distrito Federal o título de “capital de funcionários públicos”.
Fonte: Folha Política
-
Blogs
-
Fernando Rodrigues
José Serra é convidado para o Itamaraty e pasta terá mais atribuições
-
Leandro Mazzini
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook