Guamaré RN; Pesquisadores desvendam a estrutura da proteína-chave do vírus da zika


O vírus da zika, transmitido por meio da picada do mosquito Aedes aegypti ou Aedes albopictus infectado, acaba de ter sua replicação genômica desvendada: a infecção que é transmitida de uma mulher grávida ao feto ou entre pessoas através do sexo só é possível graças à proteína NS5. E conhecer a estrutura da proteína ajuda a entender como o vírus se replica e torna possível o desenvolvimento de medicamentos antivirais.

Em um trabalho de pesquisa publicado na revista “Nature Communications”, os cientistas relatam ter identificado a estrutura de toda a proteína NS5 do vírus da zika que, segundo eles, é funcional quando purificada in vitro. A análise estrutural revela um potencial local de ligação na proteína para um inibidor, proporcionando assim uma base forte para desenvolver inibidores potenciais contra a NS5 para suprimir a infecção por zika.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.