GUAMARÉ RN-Percival Maricato: Congresso fisiológico! Povo fisiológico?
Congresso fisiológico! Povo fisiológico?
por Percival Maricato
A eleição do presidente da Câmara promete ser um circo de horrores, como foi a montagem do Ministério de Temer (a maioria com folha corrida na polícia) e a votação do impeachment, com o desfile de boçalidade que assustou o mundo, muitos deputados presos logo após votar enrolados em bandeira do Brasil. A gestão será complementar, com duração de seis meses. No entanto, cerca de 15 parlamentares do centrão estão em renhida disputa.
Chama a atenção o fato de nenhum até agora ter um programa ou pelo menos discurso falando em recuperação do prestígio e da independência perdida pela instituição, ou em promover reformas moralizadoras. Discute-se a distribuição de benesses possíveis com a presidência, inclusive no governo, proteção contra a Lava Jato, a prevalência do centrão.
O baixo nível, se não é maior, é pelo menos tão intenso como nos demais parlamentos eleitos nos anos anteriores (o Senado incluído). A diferença é que setores que detém o poder na sociedade, especialmente a mídia, com inegável colaboração do PT (incompetência) e do PSDB (cumplicidade na disputa por fatia de poder) promoveram os fisiológicos, imprescindíveis para o processo de impeachment. Eduardo Cunha ainda é tratado como herói.
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook