Uma simples tarefa pode evitar que uma pessoa de bem tenha que responder na justiça por um crime de falsificação. A atenção no momento do recebimento de uma nota de valor alto é fundamental para identificar a veracidade da cédula. Hoje pela manhã, comerciantes procuraram este espaço para denunciar e alertar os demais sobre o recebimento de cédulas falsas em Guamaré.
As diferenças são pequenas e é preciso prestar atenção na textura do papel para poder identificar a falsidade. “A moeda falsa é complicada para a população em geral identificar quando ocorre uma falsificação bem feita. O papel é muito parecido e quando a vítima manuseia não percebe a diferença. Mas o que geralmente acontece é uma falsificação grosseira, onde a pessoa, pegando o papel da moeda, vai perceber que ele é bastante firme e grosso”, destaca Seu Francisco “Comerciante”, recebeu uma nota de 50,00 reais falsificada.
A falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação, depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de seis meses a dois anos de detenção.
Para identificar uma cédula falsa é preciso estar atento aos principais elementos de segurança. Nas notas da Primeira Família verifique a marca-d’água, a imagem latente e o registro coincidente. Verifique também o relevo. Nas cédulas da Segunda Família do Real, verifique a marca-d’água, o número escondido, a faixa holográfica (nas notas de 50 e 100 reais) e o número que muda de cor (nas notas de 10 e 20 reais). Sinta também o alto-relevo.
Cautela… Muita cautela ao receber dinheiro, pois há varias pessoas passando de bonzinho dando o golpe no comercial local com notas falsas.
Vejas as notas falsificadas encontradas hoje pela manhã no comércio local em Guamaré, já confirmada a falsificação pelo o banco. Pelo o que se vê, a cidade está cheia, e a polícia já caiu em campo para identificar os falsificadores.