GUAMARÉ RN -Jovens católicos oram e louvam a Deus em experiências radicais


Retiro-para-jovens-Discipulos-Maria-Mee-de-Deus-WR-2-1024x679

Jovens católicos de diversos grupos e movimentos da Arquidiocese de Natal optaram por um final de semana diferente, provando a importância da escolha do caminho de Deus. Através de dinâmicas de oração e louvor, cerca de 40 adolescentes estão vivenciando uma experiência radical na segunda edição do Retiro “Avança para águas mais profundas”, em nome da fé e da superação de obstáculos diários.

A proposta do evento está sendo desenvolvida na Casa de Retiro Discípulos da Mãe de Deus, em Parnamirim, desde sexta-feira (28). As atividades, realizadas durante três dias, são abertas para jovens que já caminham em grupos ou movimentos das paróquias e comunidades, ou aqueles que ainda não tiveram experiências com a fé católica e desejam vivenciar momentos de interação através de dinâmicas e reflexões sobre a fé e o papel jovem na igreja e no mundo.

De acordo com José Matheus, jovem participante e membro da organização do Retiro, o objetivo do retiro é contribuir para que os adolescentes possam formar uma identidade de fé, em nome de Maria e de Jesus. “Cada atividade realizada faz com que eles se entreguem ao momento, deparando-se nas dificuldades da vida e na vontade de superá-las. É um aprendizado de vida através da formação espiritual. Um momento muito enriquecedor na vida de cada jovem que participa do retiro”, comentou.

Matheus conta que mostrar o caminho de Deus na vida dos jovens pode ser mais fácil através das dinâmicas de orações, louvor e provas de interação, que são o grande atrativo do final de semana. Na manhã deste sábado, os jovens tiveram a oportunidade de participar de um circuito de provas radicais para refletir os desafios e as barreiras, que podem ser superadas com fé.

Entre as atividades, destacam-se o Corredor Escuro, que propõe enfrentar os desafios sem dar chances à desistência; Skibunda, representando as quedas, escolhas e superações de cada pessoa; Lama/Sal, representando o pecado que leva ao afastamento de Deus; um Mini-Circuito para resgatar a perseverança dos jovens e um Mini-Rapel, que representa o alcance ao objetivo real: Deus.

“No final das atividades, proporcionamos momentos de lazer e de mais orações. Um dos momentos mais bonitos e importantes do encontro é o Terço Luminoso, onde formamos um caminho de tochas para rezar o terço”, explicou Matheus.

Aqueles que participam pela primeira vez do retiro saem consagrados com momentos de glória e diversão, sabendo o papel da igreja na vida da juventude. “É uma maneira de mostrar que o jovem pode ter sua liberdade de maneira mais autêntica e próxima a Deus”, afirmou Arthur Silva, jovem participante.

“Essa experiência vivida nesses dias aqui, na Casa de Retiro, certamente refletirá em nosso dia-a-dia. Eu já tive oportunidade de participar de retiro como esses e sei o bem que faz”, afirmou.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.