GUAMARÉ RN-Jornal “Le Monde” cita gravações contra Henrique
Jornal GGN – No começo deste mês, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, disse que “não vai intervir ou regular no modelo de negócios do ambiente privado, deixando à escolha das operadoras a adoção ou não de franquias em planos de banda larga fixa”. A declaração foi mal recebida pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
O Instituto considerou o posicionamento “impróprio e inadequado” e disse que a fala demonstra “desrespeito e desconhecimento”. O pesquisador em Telecomunicações do Idec, Rafael Zanatta, afirmou que a Anatel tem ignorado os pedidos do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações para debater a questão da franquia de dados para a banda larga fixa, levando em conta o impacto social, os preceitos do Código de Defesa do Consumidor e as normas do Marco Civil da Internet.
“Como entidade de defesa do consumidor de relevância nacional e articuladora da Campanha Internet Livre, o Idec espera que as declarações do Sr. João Rezende não sejam compreendidas como decisões da Anatel”, disse Zanatta. O Instituto afirmou que vai buscar a garantia dos direitos onde for necessário, mesmo que precise apelar ao Legislativo e ao Judiciário.
“As declarações do Sr. João Rezende também podem anular a ideia de que a agência vai examinar o problema do ponto de vista técnico. Como presidente da Anatel, Rezende integra o Conselho Diretor e certamente tem grande influência em qualquer decisão”, afirmou Carlos Thadeu de Oliveira, gerente técnico do Idec.
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook