Blog do Levany Júnior

GUAMARÉ RN-Governo sofre derrota e renegociação de dívidas de municípios com INSS é aprovada

governo-sofre-derrota-e-renegociacao-de-dividas-de-municipios-com-inss-e-aprovada

Do Fato Online
Pressão dos municípios leva Palácio do Planalto a mais uma derrota na área fiscal. Projeto é terminativo na CAE e segue para votação na Câmara. Proposta troca de indexador de dívidas das prefeituras com o INSS, o que provocará mais custo fiscal

Em mais uma derrota do governo no campo fiscal, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou, durante a sessão desta terça-feira (10), projeto que renegocia dívida de municípios com o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). Apesar da recomendação em contrário vinda do Palácio do Planalto, o PLS 262/2008 foi aprovado com o voto favorável inclusive de senadores da base aliada.

A proposta altera o índice de correção da dívida dos municípios com o INSS. Pelo texto aprovado, a correção monetária da dívida deixará de ser feita pela taxa Selic mais um por cento e passará a ser feita com base no IPCA. A mudança tem impacto fiscal, pois troca uma correção mais elevada por uma menor.

Por ser terminativo, o projeto segue agora para análise na Câmara dos Deputados, onde o poder Executivo terá mais trabalho para barrar a aprovação da proposta. É que além de uma base mais frágil, o governo ainda terá que enfrentar a pressão dos prefeitos preocupados com as eleições do próximo ano.

LEIA MAIS »

Rate this post
Sair da versão mobile