Imagem: Cemig
Jornal GGN – No segundo semestre deste ano, o governo federal deverá leiloar as usinas hidrelétricas de Miranda, São Simão, Jaguará e Volta Grande. Estas unidades já estavam sob concessão e voltaram para o controle do governo após o fim dos contratos.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o objetivo é realizar a disputa em setembro, com expectativa de render entre R$ 10 bilhões e R$ 11 bilhões para o governo. As quatro usinas eram de concessão da Cemig, que, após o fim do contrato, chegou a continuar controle as unidades através de uma liminar, que depois seria revogado no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
“O governo tem pressa por conta da necessidade de poder receber o recurso ainda este ano. Isso já estava previsto no orçamento”, disse o ministro Fernando Coelho Filho, que afirmou que o pagamento deve ocorrer no segundo semestre deste ano.
Também deverá ser realizado o leilão de seis distribuidoras da Eletrobras no segundo semestre. “A expectativa é que se receba em junho e julho essa avaliação, e o nosso cronograma é que no segundo semestre a gente possa efetivar também o leilão das seis restantes”, afirmou o ministro.
Coelho Filho também falou que o governo pretender aumentar a oferta de energia através de fontes renováveis ainda este ano, mas não deu detalhes a respeito do leilão para esta expansão.
Comentários