GUAMARÉ RN-Fiesp e Firjan pressionam por conteúdo local na área de petróleo


petroleo_2

Fiesp e Firjan pressionam por conteúdo local na área de petróleo

ornal GGN – A Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) e a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) pressionam o governo para fazer parte da elaboração de novas regras de conteúdo local na área do petróleo.

A indústria crê que as medidas anunciadas até agora são benéficas somente para as petroleiras. Segundo a Folha de S. Paulo, as entidades se reuniram com Michel Temer e tentam evitar uma mudança brusca na política de conteúdo.

Entre os pontos problemáticos, estão a isenção tributária para a compra de equipamentos petrolíferos, através do Repetro, e o possível perdão para as petroleiros que não cumpriram os índices de conteúdo exigidos nos leilões realizados.

Para a indústria, o Repetro incentiva a importação, prejudicando os fabricantes locais que não conseguem isenção sobre os equipamentos fabricados no Brasil.

José Velloso, da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), afirma que o programa representou uma renúncia fiscal de R$ 10 bilhões por ano entre 2011 e 2013.

O governo Temer pretende lançar um novo modelo da política local em dezembro, quando também serão anunciados os próximos leilões de áreas petrolíferas.

Após a chegada da Pedro Parente à presidência da Petrobras, a companhia começou a defender a flexibilização das regras.

Para Velloso, o investimento prometido por empresas estrangeiras, como a Shell e a Statoil, só aconteceria na próxima década. “O fechamento de fábricas vai trazer desemprego agora”, critica.

 

Tags

petróleo

política de conteúdo local

Petrobras

Rate this post

Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading