GUAMARÉ RN-Cláudio Santos: “RN deve ter o Judiciário que o seu povo pode pagar


67io4543

Ciro Marques

Repórter de Política

Toma posse na tarde de hoje o novo presidente do Tribunal de Justiça do RN, o desembargador Cláudio Santos. Contudo, mais importante do que este dia, será o que o novo chefe do Poder Judiciário potiguar afirmou que pretende fazer no futuro. Afinal, o desembargador quer reduzir gastos, segurar despesas com pessoal e, dessa forma, ajudar a amenizar a grave crise econômica que afeta todo o Rio Grande do Norte.

“Entendo que já passa da hora de se mudar a curva ascendente da insensatez na gestão dos recursos públicos, com o crescente aumento das despesas públicas, isolando-se cada órgão e voltando-se unicamente para o reduzido horizonte de seu próprio umbigo”, afirmou o desembargador Cláudio Santos em trecho do seu discurso de posse no TJ, disponibilizado em primeira mão aO Jornal de Hoje. “O Rio Grande do Norte deve ter o Poder Judiciário que o seu povo pode pagar. Não o que nós imaginamos que deva ser ou o que o vírus da minha veia de mecenas acredita como ideal”, ressaltou o novo presidente do Tribunal de Justiça.

“Voltando as vistas ao nosso velho e sofrido Rio Grande do Norte, ofereço-me ao exercício da gestão do poder público, na Presidência do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte, para perseguir o que a minha formação política tem a oferecer, a minha personalidade permite e a minha limitada capacidade intelectual possibilita”, analisou o novo presidente do Judiciário Potiguar.

“Pretendo inaugurar um ponto fora dessa curva, perseguindo uma pequena guinada nessa elipse perversa de se gastar mais e mais em nome da satisfação plena do serviço público essencial da justiça, por exemplo. Ficarei com a minha consciência tranquila se entregar este cargo ao meu sucessor, daqui a dois anos, realizando esse objetivo, mesmo que parcialmente, – se Deus assim me permitir -, mais feliz e satisfeito, pois deitei, nesta nossa seara, a semente da árvore contra um Estado insaciável, pantagruélico, barrando-se o crescente confisco dos ativos privados, através de sufocante tributação, e possibilitando-se aos agentes econômicos criarem e multiplicarem suas próprias riquezas e também as nacionais, por consequência, em ambiente bem mais produtivo do que através das atuais teias crescentes deste monstro que se agiganta e não se basta, realimentando-se desembestadamente”, acrescentou Santos.

POSSE

O desembargador Claudio Santos toma posse na Presidência do TJRN às 17h de hoje, no Teatro Riachuelo, no Shopping Midway Mall. O magistrado foi escolhido pelos seus pares da Corte Estadual de Justiça em votação realizada na sessão do Pleno em 15 de outubro, tendo como vice-presidente o desembargador Amílcar Maia.

Na oportunidade também foram definidos o corregedor geral da Justiça, desembargador Saraiva Sobrinho; o diretor da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte, desembargador Vivaldo Pinheiro; e o ouvidor geral do Poder Judiciário, desembargador Expedito Ferreira de Souza.

Além da redução de despesas, Cláudio Santos já adiantou que pretende fazer uma gestão participativa durante seu mandato, ouvindo ideias e sugestões dos colegas da Corte, juízes de Primeiro Grau e de todos os segmentos do Judiciário potiguar.

CLÁUDIO SANTOS

Nascido em Jardim do Seridó, Claudio Santos é desembargador do TJRN desde agosto de 2004. O magistrado ocupou diversos cargos desde então como presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), corregedor regional eleitoral, corregedor geral da Justiça e atualmente é o ouvidor geral do TJRN. À frente do TRE, trabalhou pela elaboração e efetivação da Lei da Ficha Limpa, ao lado do então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto. Na época, Santos era dirigente do Colégio de Presidentes de TREs.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.