Blog do Levany Júnior

GUAMARÉ RN-Brasil é quarto no mundo em acidentes de trabalho, alertam juízes

838Segurança entregue à sorte – Durante a execução da obra de duplicação da Rodovia BR 163/364, em Nobres/MT, trabalhador é içado por guindaste sem adotar nenhuma medida de proteção. Ao ser erguido, ele utiliza a cinta acoplada ao equipamento como assento, o que coloca sua segurança em constante risco. O flagra foi registrado pela engenheira de segurança Andréia da Costa Nobre.

No Dia Internacional das Vítimas de Acidentes de Trabalho, lembrado hoje (28), a Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra 1) alerta que o Brasil registra mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, o que coloca o país em quarto lugar no mundo nesse aspecto, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), atrás apenas de China, Índia e Indonésia.

Para o juiz do trabalho Fabio Soares, a lei brasileira é suficientemente rigorosa para evitar acidentes, mas não é cumprida. “A legislação brasileira é super rigorosa, temos 36 normas regulamentadoras das condições de trabalho que trazem um rol exaustivo, tratam especificamente de várias atividades, como construção civil, ergonomia, luminosidade no ambiente de trabalho, as normas são muito detalhistas e detalhadas. Não é falta de norma, é falta de cumprimento e fiscalização”, analisou.

Rate this post
Sair da versão mobile