GUAMARÉ RN-Após saída da UE, britânicos tentam tirar nacionalidade belga


apos_saida_da_ue_britanicos_tentam_tirar_nacionalidade_belga

Jornal GGN – Como resultado da saída do Reino Unido da União Europeia, cidadãos britânicos que moram na Bélgica estão pedindo para o governo local para mudar de nacionalidade. Apenas nessa sexta-feira, 24 pessoas entraram com solicitações desse tipo.

Em Watermael-Boitsfort, o prefeito Olivier Deleuze disse que recebeu três pedidos de cidadania, o que é inédito na região. Em Waterloo, que tem uma comunidade de 450 britânicos, cinco soliticações foram contabilizadas pela prefeita Florence Reuter.

Os prefeitos acreditam que os pedidos refletem o desejo dos britânicos de preservar suas situações trabalhistas. Muitos deles têm medo de perder seus postos de trabalho.

Do Estadão

Bélgica já recebe solicitações de britânicos para tirar nacionalidade belga

Os prefeitos belgas consideram que todos esses pedidos refletem o desejo dos britânicos de preservar suas situações trabalhistas

BRUXELAS – A Bélgica recebeu nesta sexta-feira, 24, vários pedidos de cidadãos britânicos para adquirir a nacionalidade belga depois que o Reino Unido decidiu, em um referendo histórico na quinta-feira, pela saída da União Europeia (UE), o chamado Brexit, informou o site do jornal belga Le Soir.

Em Watermael-Boitsfort, o prefeito Olivier Deleuze disse à publicação que só hoje recebeu três pedidos de britânicos para obter a cidadania, algo que qualificou como “excepcional”, já que normalmente esse tipo de solicitação não acontece na região.

Já em Waterloo, onde 450 cidadãos do Reino Unido moram, a prefeita Florence Reuter contabilizou cinco solicitações de interessados no passaporte belga e dezenas de perguntas de outros britânicos.

Na região de Woluwé-Saint-Pierre, Ixelles e Saint Gilles, próximas da capital do país, a tendência é a mesma, de acordo com o Le Soir. O jornal cita o prefeito de Woluwé-Saint-Pierre, Benoît Cerexhe, por exemplo, que afirma ter atendido três casos hoje.

Em Ixelles, onde a comunidade britânica não é tão grande quanto a francesa, foram emitidas 15 solicitações de informação hoje, e em Saint Gilles houve igualmente chamadas e contatos de britânicos para tirar dúvidas sobre os trâmites.

A Prefeitura de Bruxelas, no entanto, registrou apenas duas solicitações nesta sexta-feira, uma quantidade modesta se comparada aos 1,2 mil britânicos que lá residem, dos quais 600 já dispõem da dupla nacionalidade, segundo Le Soir.

Os prefeitos consideram que todos esses pedidos refletem o desejo dos britânicos de preservar suas situações trabalhistas, e muitas são pessoas com um emprego ligado à nacionalidade e temem talvez perder seu posto no cenário internacional, indicou Deleuze ao jornal. / EFE

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.