Às voltas com a redação final do seu relatório sobre as dez medidas de combate à corrupção sugeridas pelos procuradores da Lava Jato, o deputado Onyx Lorenzoni reuniu-se com Deltan Dellagnol, coordenador da força-tarefa de Curitiba. O encontro ocorreu na última quinta-feira. Puseram-se de acordo em relação ao grosso do texto que será apresentado até quarta-feira à comissão que trata do tema na Câmara. Ao repassar o item de número 8, que trata da criminalização do caixa dois, Onyx e Deltan avaliaram que será inócua eventual tentativa de enganchar na proposta uma emenda sobre a anistia do caixa dois praticado no passado.
“Não creio que alguém terá coragem de assumir uma emenda como essa no plenário da Câmara”, disse Onyx ao blog. “Até porque a anistia para o caixa dois seria insustentável politicamente e inútil do ponto de vista penal.” É insustentável porque uma autoanistia, além de ter a repulsa da sociedade, “será contestada e facilmente derrubada por uma entidade como a OAB no Supremo Tribunal Federal”.
É inútil porque, nos casos em que a verba ilícita foi usada para fins partidários e eleitorais, “a Lava Jato não deixará de processar ninguém quando houver provas. É muito clara a tipificação de crimes como lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro. Não há anistia que livre ninguém disso.”
Os deputados tentaram aprovar uma anistia para o caixa dois em setembro, na calada da noite. Mas a iniciativa ganhou o noticiário e provocou forte reação. Acuado, o grupo suprapartidário que idealizou a manobra saiu de fininho. A proposta foi retirada de pauta sem que sua paternidade fosse conhecida. O tema voltou a fervilhar nos porões de Brasília depois que o acordo de delação premiada da cúpula da Odebrecht ganhou ares de fato consumado.
A colaboração da maior empreiteira do país com a Operação Lava Jato levará à berlinda mais de uma centena de parlamentares, ministros, governadores e até o presidente Michel Temer, a quem se atribui a requisição de uma odebrechtiana de R$ 10 milhões para a campanha de 2014.
- TODOS
- MAIS CURTIDOS
- ESCOLHA DO EDITOR
-
correia.neto
2 dias atrás
Ninguém suporta mais tanta corrupção em nosso País. A maior parte da população brasileira, independente de partidos políticos, aguarda punições severas e exemplares pra começar a banir esse “câncer” chamado corrupção. Os interesses do Brasil, do seu povo e da Nação Brasileira, colocados em último plano, em detrimento de interesses pessoais, de partidos políticos e de “doadores” de campanha. Toda essa corrupção, trocas e jogo de interesses é uma vergonha e uma afronta às pessoas e empresas honestas e éticas desse País ! Essa classe política brasileira e alguns empresários corruptos querem “fatiar” o país, como se o Brasil fosse deles. Bando de Canalhas! Punição severa e exemplar para corruptos e corruptores e devolução do dinheiro público desviado, com juros e correção monetária. Se investigar com seriedade grandes “doadores” de campanha, já darão grande passo para descobrir q o “mar de lama” é muito maior do que a Lava Jato já mostrou !!!
- Responder
- 6
- Denunciar
-
branco
ontem
MINISTROS DO SUPREMO, já disseram que CAIXA 2 É CRIME!!!! Inclusive já condenaram réus por isso. O relatório do DEP.ONYX LORENZONI-DEM(RS), vai mudar isso, criminalizando. Pasmem, prisão de 2 a 5 anos, réu primário pode roubar bilhões do povo e não pegará nem 6 meses de cadeira, isso é punição? Isso é justo? ACORDA POVO!! Esse insistente item do relatório vai é ajudar os corrupto.
-
Spitfire Mk IX
ontem
Esquece, amigo. Este país não tem jeito. Saia fora enquanto é tempo e pare de sofrer.
-
Veiodecio
2 dias atrás
Não adianta chorar pelo leite derramado. Suas escolhas no passado te condenam. ?Acreditou no LLuLLinha**** paz e amor, e agora está ressentido, por que foi enganado. Sua irritação tem valor, se você mudar seus conceitos políticos!
Ver mais Respostas -
ocatupi
2 dias atrás
Srs(as).bom dia ! Estou tendo ataques recorrentes de apoplexia,enquanto não sair o “LISTÃO da ODEBRECHT” este Pais não poderá recomeçar do zero e realmente ser um Pais decente! Senta o pé Sr..Marcelo Odebrecht,manda o sapato Policia Federal!O Povo precisa e o Brasil não pode prescindir!!!!
- Responder
- 3
- Denunciar
-
goldameir
2 dias atrás
Mandar todos os que roubaram dinheiro do país, inclusive o nove dedos, esposa e “amiga”!
-
Irineu Sberse
2 dias atrás
SE SAIR A LISTA DA Odebrecht, com certeza os nomes dos tucanos e democratas, não vão aparecer.as TURIDADES, e vão esconder ou decretar sigilo no nome dos tucanelhos e os nomes de possíveis petistas, liberam para o massacre da imprensa tucana e da elite burguesa nojenta.
-
GetulioC
2 dias atrás
Licença, MESTRE Kacik! Diz o jornalista, no último parágrafo: “… e até o presidente Michel Temer…”! Agora, digo eu: Até Michel Temer, uma ova! Michel Temer, inclusive! Não defenda a turma, ó imprensa! Agora, eu só quero saber se esta “odebrechtiana de R$ 10 milhões” tem a alguma coisa a ver com as DELAÇÕES Sérgio Machado, contra o mesmo TEMER? E Edmar Bacha, heim? Realmente, como a imprensa dá fora! O cara foi colocado na Academia Brasileira de Letras e a imprensa, aproveita, e só diz que ele é um dos pais do Plano Real, que dizem deu certo: Plano Real uma porcaria idêntica a esta PEC 241 (ou 55), que apenas ferra o pobre. Ah! A imprensa não diz que Bacha é também um dos pais do Plano Cruzado do Sarney. Não é?
Ver mais Respostas -
correia.neto
2 dias atrás
Chegaram nos “Fundos de Pensão”, mas e a “caixinha” do BNDES e BNDESpar ??? Não vão investigar ??? Não vão abrir ??? Dizem que se investigada com profundidade vão fazer os corruptos do mensalão e petrolão parecerem meros ladrões de galinhas (alguns são os mesmos, mas há outros…) !!! Inúmeras empresas sérias bateram à porta desse banco e nunca conseguiram nada, mas os grandes, os “influentes” e poderosos, os “doadores”, que conheciam o “caminho das pedras” … tudo !!! Bilhões de dinheiro público barato distribuído e em troca a população brasileira obteve, compra e fechamento de empresas, demissões de trabalhadores, e concentração de setores da economia na mão de poucas empresas reduzindo ou eliminando a concorrência que é tão saudável para os consumidores. Tudo por corrupção e troca de interesses !!! Enriquecimento ilícito, com o dinheiro público barato, tem que devolver tudo e com juros e correção monetária além de ir para a cadeia !!!
- Responder
- 2
- Denunciar
-
Luiz Emboabas
2 dias atrás
Já vou logo avisando, deixa o BNDES em paz. Peguei dinheiro barato lá e não paguei… O povão absorve o custo uai, eles estão trabalhando pra quê afinal de contas, agora se ficar falando, chama atenção brother.
-
-
correia.neto
2 dias atrás
É só continuar e aprofundar as investigações nos grandes “doadores” de campanha !!! Essa é a “ponta do novelo” ou a “ponta do iceberg”. Que mané “doações” legais o quê ? Todo mundo sabe o que são e o objetivo dessas “doações” ! Até um aprendiz dessas empresas sabe do que se tratam. Até um morador de rua, se perguntado, saberá informar do que se tratam. Os “donos” de algumas dessas empresas “batiam no peito” ao falar da influência e o poder que tinham sobre governos, políticos, empresas públicas e de economia mista e órgãos públicos e de fiscalização… Só a polícia e a justiça não conseguiam ou não queriam enxergar isso. Por medo do poder e influência ou por ter “rabo preso” e/ou medo de perder as propinas ou doações ou anúncios ou patrocínios … Esses “caras” não dão nada de graça !!!
- Responder
- 2
- Denunciar
-
maisdemenos
2 dias atrás
Pior, é pagar imposto e a Claudia Leita não devolver a Lei Rounaieta.
-
Luiz Emboabas
2 dias atrás
Demora, mas passa! Machuca, mas cicatriza! Você chora, mas sorri em dobro! E assim o povão vai levando a vida, só não esqueça que vida tem prazo de validade, sua e de seus filhos, portanto, exija o que vc paga para melhorar sua vida e de sua família…
-
-
correia.neto
2 dias atrás
Tem que começar a punir severamente e banir essa “raça” de gestores públicos, juízes, políticos e empresários corruptos. Acabar com essa farra de empresários corruptos receberem, em troca das “doações” de campanha, contratos milionários/superfaturados, informações privilegiadas, isenções fiscais, perdão de dívidas e dinheiro público barato do BNDES, CEF, FGTS, PIS, FUNDOS… para comprar empresas, mansões, jatinhos, fazendas, iates, carros de luxo, festas, restaurantes, viagens e passeios cinematográficos, caixa 2, offshores e contas em paraísos fiscais. Tudo com dinheiro público, do povo brasileiro, da nação brasileira. E enquanto isso, o trabalhador sendo surrupiado no seu FGTS suado e péssimos serviços públicos (segurança, saúde, educação, transporte, …) sendo oferecidos à população. Basta !!! O contribuinte não pode continuar pagando essa conta !!!
- Responder
- 2
- Denunciar
-
maisdemenos
2 dias atrás
Pior é pagar imposto pra sustentar a farra de uma copa do mundo e uma olimpiada.
Leia os termos de uso