GUAMARÉ-MACAU-PENDÊNCIAS-ALTO DO RODRIGUES-CARNAUBAIS-ASSU-IPANGUASSU-RN-Clésio Andrade é procurado para depor em operação da Polícia Civil


63c2cc10b6ed522c0867fd6313f75fc60646a616

19/09/2014 11h10 – Atualizado em 19/09/2014 13h36

Clésio Andrade é procurado para depor em operação da Polícia Civil

Ex-senador é suspeito de participação em desvio de verbas no Sest/Senat.
Investigação aponta prejuízo superior a R$ 20 mi em recursos da União.

Do G1 MG

Réu no processo do mensalão tucano em Minas Gerais, o ex-senador pelo PMDB e ex-presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) Clésio Andrade é alvo de um dos mandados de condução coercitiva – quando a pessoa é encaminhada para prestar depoimento – cumpridos nesta sexta-feira (19) durante a Operação São Cristóvão, comandada pela Polícia Civil do Distrito Federal. Até as 8h30, quatro pessoas haviam sido presas.

Até a publicação desta reportagem, o ex-senador não havia sido localizado pelos agentes. O G1tentou entrar em contato com os advogados do ex-parlamentar, mas nenhum representante dele foi encontrado durante a manhã.

Clésio Andrade (PR-MG), um dos sete senadores da bancada (Foto: Moreira Mariz/Agência Senado)Clésio Andrade é réu do mensalão tucano
em Minas (Foto: Moreira Mariz/Agência Senado)

A Polícia Civil pede a prisão temporária de Andrade por suspeita de participação em desvios de verbas do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), em Brasília e em Minas.

De acordo com a investigação, um grupo de diretores da instituição teria desviado recursos da União repassados ao Sest/Senat entre 2011 e 2012 para a realização de cursos profissionalizantes.

O prejuízo confirmado passa dos R$ 20 milhões, segundo a polícia, que não confirmou se os diretores envolvidos estão entre os quatro suspeitos já detidos na operação.

Vice-governador de Minas Gerais entre 2003 e 2006, durante o primeiro mandato de Aécio Neves (PSDB), Clésio Andrade foi procurado em casa, na capital mineira. Policiais do estado foram acionados para auxiliar na operação.

Na ação penal do mensalão tucano, Andrade é acusado de peculato e lavagem de dinheiro por supostamente ter tentado ocultar recursos recebidos de Marcos Valério na campanha de Eduardo Azeredo ao governo de Minas em 1998, quando era candidato a vice-governador.

Andrade renunciou ao mandato de senador em 15 de julho deste ano, alegando motivos de saúde – desde abril, ele também já estava licenciado do cargo de presidente da CNT. Com a renúncia, o processo contra o ex-senador que tramitava no Supremo Tribunal Federal (STF) foi encaminhado para a primeira instância da Justiça estadual em Minas Gerais.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.