De Nova Venécia para o mundo. O atacante capixaba Richarlison foi o nome da vitória brasileira por 2 a 0 contra a Sérvia na estreia da Copa do Mundo 2022. Além dos dois gols marcados na partida, o Pombo conquistou um feito inédito para o Espírito Santo: se tornou o primeiro atleta capixaba a marcar em um Mundial.
Richarlison é o quarto jogador natural do Espírito Santo a disputar uma Copa do Mundial pela seleção brasileira de futebol. Porém, ele é o único atacante a da lista, que conta com o zagueiro Fontana, campeão da Copa de 1970, o goleiro Carlos Germano e o lateral-esquerdo Maxwell.
Em entrevista ao Folha Vitória em junho, quando esteve no Estado para acompanhar o Torneio Internacional Sub-20, ele falou sobre a expectativa e a preparação para estar na Copa do Mundo do Catar.
“A gente está mais preparado do que nunca, apanhamos muito durante esses anos e agora é hora de alegrar nosso povo. Temos tudo para fazer um grande mundial e estamos preparados com uma equipe focada e um trabalho consolidado e vamos chegar fortes para a Copa”, declarou na ocasião.
Nascido no norte do Espírito Santo, Richarlison jogou por dois anos na base do Real Noroeste antes de se transferir para a base do América-MG. No Coelho ele se destacou e um ano após subir para o profissional