A cena é impactante no rio Piranhas em Pendências. O local chamado Alcanorte, empresa responsável pelo canal onde é captado a água do rio para abastecimento das cidades de Macau e Guamaré, além das comunidades vizinhas, como Cohab, Barreiras, Diogo Lopes entre outras, está de partir o coração.
Isso porque o canal que durante muitos anos mandava água em abundância para estas cidades, hoje vive uma cena nunca vista pelos moradores de Pendências. Na manhã de ontem, terça-feira (11), foi preciso contar com uma ajuda de uma máquina, tipo PC fazer escavações de uma vala sentido ao rio, na tentativa de fazer a água chegar pelo menos às bombas de captação.
De acordo com um funcionário da Alcanorte, por nome Mano, disse que trabalha na empresa e no local há mais de 19 anos e nunca tinha visto algo parecido, o funcionário disse ainda que já viu o rio baixar por várias vezes, mais que com uma boa chuva sempre voltava ao normal, não dessa forma, onde o pouco que sobrou foi só lama.
Ainda de acordo com informações colhidas, as cidades de Macau e Guamaré estão sem água desde segunda-feira (10). A cidade está sendo abastecida por carros Pipas.
A situação tem causado preocupação ao povo do vale do açu, tendo em vista que a vazão do nosso manancial que a cada dia que se passa, torna-se mais preocupante. Temos que definir o que deve ser priorizado, porque existe a necessidade de garantir água para o consumo humano e animal, para a agricultura familiar e para o agronegócio, e as reservas não são suficientes. Então, é necessário estabelecer o que é prioridade em nossa casa.
Imagem do rio Piranhas que cruza a ponte Alto do Rodrigues sentido Carnaubais.
Crédito das fotos: Alex Escoteiro de Pendências.
Postado por conexao na net