FOTOS IMAGENS-Presos fazem selfies e vídeos durante motim na BA e postam em rede social


Presos fazem selfies e vídeos durante motim na BA e postam em rede social

Motim ocorreu em delegacia de Itamaraju, no extremo sul do estado.
Em vídeo, presos aparecem ameaçando refém; polícia fala em ‘simulação’.

Alan Tiago Alves e Lílian MarquesDo G1 BA

Presos da delegacia da cidade de Itamaraju, no extremo sul da Bahia, fizeram selfies e postaram vídeos em redes sociais durante um motim que ocorreu na carceragem da unidade policial durante o final de semana. A confusão começou após um detento passar mal e só foi controloda cerca de 3h depois. Em um dos vídeos, os detentos aparecem ostentando armas e mantendo um homem como refém.

Preso fez selfies e postou em rede social durante motim na Bahia (Foto: Reprodução/Facebook)Preso fez selfies e postou em rede social durante
motim na Bahia (Foto: Reprodução/Facebook)

Nas imagens, disponíveis no You Tube, os presos ameaçam o homem, que aparece enrolado em lençóis. De acordo com a polícia, o homem que aparece como refém é um detento, que aguarda julgamento na carceragem após ter sido preso por suspeita de envolvimento em um estupro.

O delegado Bernardo Pacheco confirmou ao G1, nesta segunda-feira (16), que o vídeo foi gravado pelos próprios detentos durante a confusão.

Em outro trecho do vídeo, um preso pede melhorias. “Não invada com maldade com a gente. Se invadir com maldade , ele vai morrer. Vai morrer. Entra no sapatinho. Vamos negociar. Nós só queremos a melhoria. Queremos ser transferidos para o presídio, porque o preso passou mal aqui e vocÊs não atenderam. Nós só queremos a melhoria” (sic).

Presos gravaram vídeo durante motim em que aparecem ameaçando refém na Bahia (Foto: Reprodução/You Tube)Presos gravaram vídeo durante motim em que
aparecem ameaçando refém na Bahia
(Foto: Reprodução/You Tube)

A delegada Valéria Fonseca, coordenadora da Polícia Civil na Região (8ª Coorpin/Teixeira de Freitas), disse, no entanto, que a situação foi armada e que os presos simularam que um colega era feito réfem. Não houve feridos na rebelião.

Outro preso preso postou fotos e um outro vídeo da confusão em sua página no Facebook, onde aparece com o nome de “Marlon Blak Dii”. O G1 confirmou com a Polícia Civil que o preso que postou as imagens participou do motim.

Preso fez selfie e postou em rede social durante motim na Bahia (Foto: Reprodução/Facebook)Preso fez selfie e postou em rede social durante motim
na Bahia (Foto: Reprodução/Facebook)

Nas fotos postadas na rede social, o detento, que responde por tráfico de drogas, aparece com o rosto coberto ao lado de colegas de cela. Na legenda de uma das fotos, aparece a mensagem: “nós que é o controle da situação” (sic).

Em outra mensagem publicada, o preso diz que ia se ausentar da rede social por um tempo: “Vamos ficar sem se falar por alguns dias, mas não esqueça que eu te amo meu amor K.M” (sic), diz.

Em seguida, ele colocou no ar um vídeo que mostra a confusão na celas. Nas imagens, é possível ver os presos destruindo parte da estrutura das celas e gritando. Pouco antes do motim, o mesmo detento postou de dentro da cela uma selfie em que aparece sorrindo, ao lado de outro interno. Ele também é visto em outra imagem fumando.

Preso postou mensagem de dentro da cadeia, segundo a polícia (Foto: Reprodução/Facebook)Preso postou mensagem de dentro da cadeia,
segundo a polícia (Foto: Reprodução/Facebook)

A delegada Valéria Fonseca informou ao G1 que a Polícia Civil vai analisar as imagens. O delegado de Itamaraju, Bernardo Pacheco, disse que todas as armas que aparecem nos vídeos postados pelos detentos e todos os celulares foram apreendidos e que uma investigação foi aberta para apurar o caso.

Transferência
Ainda no sábado, 13 presos que participaram do motim foram transferidos para o Presídio de Teixeira de Freitas.

Conforme informações da polícia, após o princípio de rebelião foi feita uma revista nas celas e foram encontrados cinco celulares, 35 buchas de maconha e oito armas artesanais. Ainda conforme a polícia, a carceragem da Delegacia de Itamaraju abrigava 29 presos quando houve o motim. Com a transferência de alguns deles, a unidade tem agora 16 detentos, que está dentro da capacidade da carceragem, segundo a polícia.

Confusão começou após preso passar mal, disse polícia (Foto: Danuse Cunha/Itamaraju Notícias)Confusão começou após preso passar mal, disse
polícia (Foto: Danuse Cunha/Itamaraju Notícias)

Rebelião
O motim na delegacia de Itamaraju ocorreu no sábado (14). Segundo informações da Polícia Civil, a confusão começou por volta das 14h, quando um preso passou mal.

O Samu foi acionado e atendeu o preso. No entanto, segundo a polícia, os outros detentos pediam que ele fosse transferido para um hospital. Eles quebraram algumas celas e queimaram objetos.

Ainda segundo a polícia, três equipes da Polícia Civil em Teixeira de Freitas, cidade que fica a cerca de 70 km de Itamaraju, foram para o local, juntamente com equipes de unidades especializadas da PM, como Caema e Peto. A área em frente ao complexo chegou a ser isolada, mas a situação foi controlada.

Fugas
Em Salvador, 17 presos fugiram da cadeia pública, no Complexo Penitenciário da Mata Escura, na madrugada de sexta-feira (13). Menos de 24 horas depois, outros 21 detentos conseguiram escapar da carceragem da 4ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin), em Santo Antônio de Jesus.

Presos serraram grades de cela de cadeia em Salvador (Foto: Divulgação/Sinspeb-BA)Presos serraram grades de cela de cadeia em
Salvador (Foto: Divulgação/Sinspeb-BA)

Conforme a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap), os detentos da cadeia pública de Salvador fugiram após serrarem as grades de uma das celas da unidade prisional.

A fuga só foi percebida pela manhã, quando os agentes penitenciários da unidade observaram danos na cela. A unidade prisional tem capacidade para comportar 880 presos, mas estava com 1.227 detentos.

Segundo informou o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb-BA), todos os 17 presos que fugiram são de uma mesma facção criminosa que nasceu em 2015 entre os pavilhões do presídio da capital e se espalhou pelo estado da Bahia

Após a fuga em massa, o governador da Bahia, Rui Costa, determinou ao secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, a exoneração do diretor da Cadeia Pública, o capitão da PM Pablo Fagner Araújo Carvalho, e do diretor adjunto da unidade prisional, Paulo Cesar Gonçalves Sacramento.

Interior
Já em Santo Antônio de Jesus, 21 presos fugiram da carceragem da 4ª Coorpin, na noite de sexta-feira. A informação foi divulgada na manhã de sábado (14) pela assessoria de comunicação da Polícia Civil.

Presos fugiram de carceragem em Santo Antônio de Jesus, na Bahia (Foto: Carlos José/Site Voz  da Bahia)Presos fugiram de carceragem em Santo Antônio
de Jesus, na Bahia
(Foto: Carlos José/Site Voz da Bahia)

Um homem apontado como um dos líderes de uma facção criminosa que atua na Bahia, e que estava preso há um dia, foi quem planejou a ação. Danilo Santana de Jesus, que foi preso na quinta-feira (12), no bairro São Benedito, com um moto roubada, e parte dos demais detentos que conseguiram escapar seriam da mesma facção que os presos que fugiram da cadeia na capital baiana.

Segundo a polícia, a fuga em Santo Antônio de Jesus ocorreu por volta das 23h30, quando um grupo de detentos conseguiu quebrar uma barra de ferro de uma das celas. Em seguida, utilizaram a mesma barra para quebrar os cadeados de outras celas e liberar outros detentos. Após isso, a Polícia Militar informou que o grupo utilizou cordas feitas com lençóis para pular o muro da carceragem. A unidade tem capacidade para comportar apenas seis presos, mas 21 estavam no local e todos fugiram.

A polícia informou que um delegado plantonista, um escrivão e dois agentes de polícia estavam na unidade policial, mas não perceberam a fuga, porque os presos escaparam pelos fundos. Na ação, não houve feridos.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.