FOTOS IMAGENS-Pixuleco é ‘ofensivo’, diz manifestante que teve mandíbula quebrada em ato


protestos-lula2

Pixuleco é ‘ofensivo’, diz manifestante que teve mandíbula quebrada em ato

O manifestante Frederico Bahia da Silva teve a mandíbula e dois dentes quebrados no tumulto ocorrido em frente ao Fórum da Barra Funda na quarta-feira (17), em ato de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Silva afirmou ao G1 que o boneco Pixuleco é “ofensivo” e que a Polícia Militar de São Paulo abusou da força durante a manifestação. Ele foi ferido por um golpe de cassetete quando tentava, junto com outros manifestantes, se aproximar do Pixuleco, o boneco inflável que retrata Lula com roupa de presidiário (veja o vídeo do momento da agressão abaixo).

“É muito ofensivo esse boneco. As pessoas podem se manifestar, mas o protesto tem que ter um limite”, afirma Silva, que tem 49 anos e é militante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e auxiliar administrativo. Outro grupo de manifestantes pró-Lula conseguiu chegar até o boneco e rasgá-lo.

Silva perdeu um dos dentes incisivos superiores e ainda um inferior no canto da boca. O lado esquerdo do rosto ficou inchado, e ele precisará fazer uma cirurgia na mandíbula.

Ele afirma que os manifestantes pró-Lula ficaram revoltados também porque teriam combinado com a Polícia Militar que o boneco Pixuleco não seria montado. A Secretaria da Segurança Pública não se manifestou sobre o suposto acordo e disse que a intervenção foi necessária porque houve agressão entre os manifestantes pró-Lula e os contrários ao ex-presidente.

O militante foi ferido ao final de uma manhã tensa na frente do fórum. Os manifestantes começaram a chegar já na madrugada de quarta, data prevista inicialmente para o depoimento de Lula e de sua mulher, Marisa Letícia, em investigação sobre um apartamento triplex no Guarujá.

Ferido, manifestante a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é levado por companheiros durante confronto com a Polícia Militar em frente ao Fórum Criminal da Barra Funda. A polícia usou de força para tentar dispersar manifestantes (Foto: Nelson Antoine/Frame/Estadão Conteúdo)Ferido, manifestante a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é levado por companheiros durante confronto com a Polícia Militar em frente ao Fórum Criminal da Barra Funda. A polícia usou de força para tentar dispersar manifestantes (Foto: Nelson Antoine/Frame/Estadão Conteúdo)

Frederico, morador do Morro do Borel, no Rio de Janeiro, tinha saído da capital fluminense na terça-feira (16). Já em São Paulo, soube que uma decisão do Conselho Nacional do Ministério Públicosuspendeu o depoimento.

O Conselho atendeu pedido do deputado federal Paulo Teixeira (PT), que solicitou a suspensão afirmando, entre outras coisas, que o promotor encarregado de presidir a investigação, César Conserino, não tem a prerrogativa de comandar o processo. Conserino e outros três promotores pediram na quarta-feira uma revisão da decisão do conselho nacional.

Mesmo com a suspensão do depoimento, Silva foi para a frente do fórum para “mostrar apoio ao presidente”. Ele estava com outros membros da CUT no ato que teve carro de som e a presença de outros movimentos. A Polícia Militar dividiu a área e colocou grades para separar o grupo dos manifestantes contrários a Lula. Foi deixada uma área livre de cerca de 10 metros de largura entre eles.

Grupo contra o governo federal dobrao boneco Pixuleco (Foto: Paula Paiva Paulo/G1)Grupo contra o governo federal dobrao boneco Pixuleco (Foto: Paula Paiva Paulo/G1)

O número de presentes, porém, aumentou ao longo da manhã e os ânimos ficaram exaltados. Os militantes pró-Lula eram a maioria. Uma mulher que estava no lado dos simpatizantes do ex-presidente foi a primera a relatar agressão e afirmou que levou uma pedrada. Ovos começaram a ser jogados de um lado para o outro do protesto.

Quando o boneco Pixuleco começou a ser inflado, manifestantes pró-Lula deixaram a área reservada e tentaram invadir o cercado que protegia o boneco. Alguns jogaram pedras e chutaram o cercado. Houve ainda pontos isolados de pancadaria entre os dois grupos. A Polícia Militar interveio e usou bombas de gás e de efeito moral.

Frederico Bahia da Silva afirma que não usou de violência e criticou a operação. “Foi abuso de poder muito grande, uma ação truculenta”, afirma.

A Secretaria da Segurança Pública afirma em nota que foi “absolutamente necessária a intervenção da PM para controlar o tumulto” já que “houve agressões mútuas entre grupos com orientações políticas diversas. Ainda segundo a secretaria, cinco manifestantes ficaram feridos e foram socorridos. A PM disse que não recebeu nenhuma denúncia de abuso policial e que a corregedoria da corporação está à disposição para reclamações.

Socorro
Silva conta que, após apanhar de cassetete na boca, ficou tonto por alguns segundos até ser carregado por outros participantes do ato.

Com muito sangue escorrendo pela boca, ele foi levado para a porta do Fórum Criminal e só teve a entrada permitida após muita insistência. Lá dentro, foi atendido no posto médico e encaminhado para a Santa Casa.

Teve alta na manhã de quinta-feira (18) e voltou para o hotel no Centro de São Paulo onde estava hospedado com outros membros da CUT. No local acontece também um encontro da Direção Nacional do sindicato, que na manhã desta quinta teve a presença do ex-presidente Lula.

Silva é militante do Partido dos Trabalhadores (PT) e da CUT há cerca de 20 anos e conta que não tinha participado de um protesto com repressão semelhante à realizada na quarta-feira. Ele tinha o retorno para o Rio de Janeiro previsto ainda para a quinta-feira.

Rate this post

Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading