FOTOS IMAGENS-‘Não teve nenhum sinal’, diz padre após tragédia em gruta no Tocantins
“Foi tudo muito rápido não pudemos fazer nada. Não teve nenhum sinal, nenhum tremor, apenas despencou.” As palavras são do padre Rivonaldo da Silva Santos, que rezou uma missa momentos antes de pedras que faziam parte do teto de uma gruta em Santa Maria do Tocantins começarem a cair. Dez pessoas morreram e outras sete ficaram feridas no desmoronamento, na manhã desta terça-feira (1°).
O governo do Tocantins decretou luto oficial de três dias por causa das mortes. O grupo de católicos, cerca de 50 pessoas, estava no local participando de uma celebração em comemoração ao Dia de Todos os Santos.
Entre as vítimas estão duas crianças, um menino e uma menina, e oito adultos. Os corpos foram levados para o IML de Pedro Afonso, também na região central do estado, mas serão encaminhados para Palmas, onde passarão por exames.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, os feridos foram transferidos para o Hospital Regional de Pedro Afonso e Hospital Geral de Palmas (HGP). A gravidade dos ferimentos ainda não foi informada.
“Tinha terminado a missa fora do local. Os fiéis entraram lá para rezar o terço, eu ainda estava perto, mas estava de saída para outra comunidade. A gente fica triste porque é uma tragédia e não tem explicação, mas temos a convicção de que essas pessoas se encontram com o senhor. Foram acolhidas por Deus”, disse o padre.
Segundo o religioso, a tradição de rezar no local começou há cerca de 50 anos. “As pessoas vão ao local para pagar promessas e rezar o terço.” Ele disse ainda que não sabe se o local continuará sendo utilizado pelos fiéis, mas que pretende rezar a missa do sétimo dia nas proximidades da gruta, conhecida como Casa de Pedra e que fica em uma propriedade privada.
“O que resta é dar o conforto o consolo às famílias e a vida continua. Queremos fazer a missa próximo do local porque tem todo um significado. Sobre a devoção popular no local, a gente precisa ver a perícia e o relatório que serão feitos. Pode ser que o local corra risco e seja isolado”, completou.
Entenda
Dez pessoas morreram no desabamento de rochas que formavam o teto uma gruta em Santa Maria do Tocantins, região central do estado, de acordo com o Corpo de Bombeiros. O acidente foi registrado na manhã desta terça-feira (1°). De acordo com a corporação, pelo menos 50 pessoas estavam na hora do desabamento celebrando o Dia de Todos os Santos.
A prefeita da cidade, Helen Rute de Freitas, disse que a gruta fica numa região conhecida como Casa de Pedra, a cerca de 10 quilômetros da cidade, e que a celebração é tradição entre os moradores. A missa, segundo ela, é realizada na frente da gruta, mas muitas pessoas entram no local para rezar e acender velas.
“Estavam todos rezando. Aí caiu o pedaço do teto em cima do povo. Tinha cerca de 15 pessoas no local onde caiu. Todo mundo saiu correndo e os parentes das vítimas ficaram lá gritando socorro”, relatou Wilson Mendes Rodrigues, testemunha que estava no local.
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook