Blog do Levany Júnior

FOTOS IMAGENS-Motorista de ônibus que matou jovem atropelada na Zona Sul do Rio presta depoimento

vitima-atropelada-julia-22

Julia Resende tinha 19 anos e morava no Santa Marta Foto: Reprodução
Pedro Zuazo
Tamanho do texto A A A

O motorista do ônibus que atropelou e matou a estudante Julia Resende, de 19 anos, na terça-feira, na Zona Sul do Rio, prestou depoimento na 10ª DP (Botafogo), nesta sexta. Ele entrou e saiu por uma lateral da delegacia, evitando assim os jornalistas. O motorista – que não teve o nome divulgado – foi ouvido pela delegada Bárbara Lomba.

– Ele declarou não ter visto absolutamente nada. Em momento algum viu a ciclista se aproximar do ônibus – disse ela.

Segundo a policial, o ônibus tinha de 15 a 20 passageiros quando passou pela Rua São Clemente, em Botafogo. Bárbara falou ainda que os que usaram Riocard serão chamados para depor. A delegada falou ainda sobre o que mostraram as câmeras internas do ônibus:

– Pelas câmeras internas, o motorista não esboçou qualquer reação. Os passageiros também não têm aparentemente nenhuma reação que se note. Não há também nenhuma movimentação externa que mostre que o motorista tenha sido avisado por alguém.

A delegada Bárbara Lomba Foto: Pedro Zuazo / Extra

Bárbara Lomba adiantou que o motorista deve ser indiciado por homicídio culposo (quando não há intenção) – o homicídio doloso (com intenção) foi descartado pelos investigadores.

– Ele está sendo investigado. Vamos nos concentrar no crime de homicídio culposo. É preciso apurar se ele teve culpa pela morte da ciclista. Se se for comprovado que ele teve uma boa visão da ciclista e não tomou precauções para manter uma distância maior e continuou seguindo no caminho no mesmo trajeto, sem desacelerar, será homicídio culposo

A pena para homicídio culposo é de 2 a 4 anos, com aumento de um terço a metade da pena por ser condutor de veículo com passageiros. Com isso, pode chegar a 6 anos.

A polícia não revelou o nome do motorista. Foi informado apenas que ele tem cerca de 30 anos, trabalha desde 2011 dirigindo ônibus, mas com interrupções. Ele fazia esse trajeto há meses e, depois do atropelamento, o motorista ainda fez duas vezes o itinerário da linha 409. Além disso, ele não tem passagem pela polícia.

Nova imagem mostra desequilíbrio de estudante

A polícia obteve novas imagens do atropelamento que, de acordo com a delegada, trazem indícios de que a jovem se desequilibrou.

– Acabamos de receber uma imagem bem melhor do mesmo edifício, uma imagem chocante, que nos pareceu que ela se desequilibra por causa do piso do asfalto. Ela estava num recuo e chega rente ao meio fio no mesmo momento em que o ônibus passava . Parece que há um desequilíbrio. Ela tomba para a esquerda, encosta num ônibus e cai. Vamos estudar a imagem para ver o que aconteceu. Por outro lado, há imagens que comprovam que ela estava à frente do ônibus, então ele teria que ter tido visão.

Nova perícia

O prazo inicial para que o inquérito seja concluído é de 30 dias.

– Temos que ver a distância do BRS, ver se poderia estar mais para a esquerda. Vamos fazer umas diligências um pouco complexas, talvez uma nova perícia – informou Bárbara Lomba.

O ônibus envolvido no acidente foi periciado nesta quinta-feira. Ela fazia a linha 409. Duas testemunhas já foram ouvidas: uma que trabalha na Rua São Clemente e outra que foi à delegacia espontaneamente nesta sexta, dizendo que presenciou o crime.

– As testemunhas dizem que o ônibus esbarrou na vítima – destacou Bárbara Lomba.

A delegada informou ainda que a fuga do local do atropelamento e a omissão de socorro estão descartados.

Presente para o namorado

Julia passava pela Rua São Clemente, em Botafogo, quando foi atingida pelo coletivo. A jovem havia deixado o Morro Dona Marta, onde morava, para comprar um presente para o namorado. O rapaz fez aniversário do dia seguinte à tragédia.

– No dia em que morreu, ela estava no Sesi, participando da Olimpíada do Conhecimento, pois era monitora das crianças. Depois se despediu e desceu para comprar um presente para o namorado, que fez aniversário no dia seguinte. Ela sempre alugava bicicletas para sair, pois é mais prático – contou ele.

O professor Reinaldo da Cruz Foto: Marcio Alves / Extra

Julia havia acabado de concluir o ensino médio no Colégio Santo Inácio, onde tinha bolsa de estudos, e se preparava para prestar vestibular para Medicina. A ciclista foi enterrada no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na tarde de quarta-feira.

Vídeo mostra atropelamento

O EXTRA teve acesso a um vídeo que mostra o momento em que a jovem Julia Resende, de 19 anos, foi atropelada e morta, na última terça-feira, depois de cair da bicicleta, na Rua São Clemente, em Botafogo. A jovem pedalava perto do meio-fio, quando se desequilibrou e caiu em direção à rua. O ônibus da linha 409 que vinha logo atrás, que pertence ao consórcio Intersul, passou com a roda traseira sobre a ciclista. O vídeo, feito pela câmera de segurança de um prédio, não deixa claro se o motorista percebeu o atropelamento.

Os investigadores acreditam que não foi o coletivo que causou o desequilíbrio da jovem. O asfalto da São Clemente apresenta diversas ondulações. Na última quarta-feira, ciclistas fizeram um protesto na via e pintaram o chão com diversas frases de protesto. A metros do local onde aconteceu o atropelamento, uma grande ondulação foi circulada com tinta e foi apelidada de “Everest”, em referência à montanha mais alta do mundo.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/motorista-de-onibus-que-matou-jovem-atropelada-na-zona-sul-do-rio-presta-depoimento-20289953.html#ixzz4N5yb5pGV

Rate this post
Sair da versão mobile