FOTOS IMAGENS-Jovem compartilha últimas mensagens da mãe, morta por Covid-19 aos 42 anos


(Foto: Reprodução/Twitter)

Uma jovem viralizou no Twitter nesta quarta-feira (3) ao compartilhar as últimas mensagens trocadas com sua mãe, que morreu após complicações da Covid-19 na terça-feira (2). Na conversa, sua mãe, que tinha apenas 42 anos de idade, relata brevemente estar enfrentando problemas para conseguir uma vaga na UTI.

Thank you for watching

Em mensagens trocadas no aplicativo WhatsApp, a mãe da garota diz: “Eu vou pra UTI, só não tem vaga em lugar nenhum. Eu amo vocês”. “Nós te amamos muito também. Tu tem que ser firme. Tem que ver eu me formar. Eu te amo”, respondeu a jovem.

“Essa foi a última mensagem que tive da minha mãe, ela faleceu hoje por Covid-19 e tinha só 42 anos, deixando três filhas (uma de 8 anos) pra trás. Ela nunca vai ver eu me formar… Usem máscara, não saiam se não for necessário, por favor”, disse Giulia Dias, de 23 anos, moradora de Esteio, no Rio Grande do Sul.

E continuou: “Ela não era a mãe mais amorosa do mundo, mas ainda assim, era a minha mãe e eu amava ela. A forma de dar amor dela, era ser provedora, e ajudar os outros. Eu escolhi o caixão mais bonito que tinha pra ela e espero que ninguém mais tenha que passar por essa dor tão cedo na vida”, desabafou.

Em conversa com Marie Claire, Giulia conta que sua mãe, Valéria Heloísa, era dona de uma sorveteria na cidade, sua maior fonte de renda, e precisou trabalhar durante a pandemia. Apesar de tomar todos os cuidados necessários, muitos clientes não respeitavam o uso de máscara no local e a família acredita que ela tenha contraído o vírus no trabalho.

Ela testou positivo para o novo coronavírus no dia 17 de fevereiro e precisou ir ao hospital diversas vezes por falta de ar, mas precisou ser internada no dia 21, um sábado. No último sábado (27), seu quadro piorou e Valéria precisava de um leito na UTI, mas o estado estava em superlotação.

“O único leito que encontramos disponível era em Santa Maria, interior do RS, umas 5h de viagem, e os médicos avisaram que ela não aguentaria. Só que ela ainda estava lúcida. Sábado passado ela seria entubada, mas escapou por pouco, nos chamaram no hospital e meu padrasto precisou recolher os pertences dela [celular, aliança, pulseira], por isso foi o meu último contato com ela…”, explicou Giulia, referindo-se ao print que viralizou na web.

Dados da Secretaria Estadual da Saúde divulgados no último domingo (28) mostraram que o Rio Grande do Sul registrou 97,2% de lotação dos leitos de UTI em todo o estado. A capital Porto Alegre registrou superlotação das UTI’s dois dias seguidos no último fim de semana, no sábado (27) e no domingo. Segundo levantamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 867 pessoas estavam internadas em 866 leitos críticos disponíveis na cidade.

Jovem compartilha últimas mensagens trocadas com sua mãe, morta por Covid-19 aos 42 anos (Foto: Reprodução/Twitter)
Jovem compartilha últimas mensagens trocadas com sua mãe, morta por Covid-19 aos 42 anos (Foto: Reprodução/Twitter)

Valéria tinha a ideia de filmar sua experiência no hospital para alertar a população sobre a situação de superlotação e falta de leitos, mas não conseguiu levar a ideia em frente após ficar sem o aparelho celular.

“Quem me contou dessa ideia dela foi minha irmã, depois que achei um vídeo dela falando sobre estar com Covid-19 há cinco dias. Ela ainda estava em casa, isolada com meu padrasto e indo e voltando do hospital. Infelizmente, ela só conseguiu filmar um dia, enquanto ainda estava em casa”, conta.

A ideia de Giulia ao publicar sua última conversa com a irmã no Twitter era de conscientizar as pessoas, como era a vontade de sua mãe, mas as postagens também foram por indignação e desabafo.

“Eu sou estudante de uma área da saúde e vejo até colegas meus fazendo rolês com os amigos. Me machuca bastante, são os jovens que mais disseminam o vírus. Eu espero que a minha postagem entre na consciência de alguém, principalmente quem acha que ‘não dá nada, é tranquilo’, porque não é. Mês passado minha mãe estava feliz, querendo fazer uma viagem com a família quando pudesse, e dentro de 15 dias, já não tenho mais ela”, diz. O corpo de Valéria foi velado e sepultado nesta quarta-feira.

Jovem compartilha últimas mensagens trocadas com sua mãe, morta por Covid-19 aos 42 anos (Foto: Reprodução/Twitter)
Jovem compartilha últimas mensagens trocadas com sua mãe, morta por Covid-19 aos 42 anos (Foto: Reprodução/Twitter)

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.