FOTOS IMAGENS-Fui arremessado’, diz sobrevivente de acidente com ônibus no Paraná


1-adsc03176-615x462

“Estava na quinta poltrona, no lado direito do ônibus. Fui arremessado para fora. Outras pessoas também foram, mas acabaram falecendo”, relata o passageiro Gilmar Polisel.

Ele é um dos sobreviventes do acidente com um ônibus de turismo que matou 10 pessoas em Mamborê, na região centro-oeste do Paraná, na madrugada deste sábado (9). Com alguns ferimentos nos braços, Gilmar acredita que teve sorte. (Veja mais fotos do acidente)

Até as 16h31, dos 24 feridos, 22 permaneciam internados, dois deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). E, dos dez mortos, segundo o Instituto Médico-Legal (IML) de Campo Mourão, seis já haviam sido identificados e liberados para as famílias, três aguardavam o reconhecimento e um não tinha qualquer identificação.

O acidente ocorreu por volta da 1h45, no quilômetro 403 da BR-369.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a suspeita é a de que o motorista tenha perdido o controle da direção durante uma tentativa de assalto.

Ainda conforme a polícia, desgovernado, o ônibus cruzou a pista e bateu em uma árvore. Com a pancada, a parte frontal do ônibus ficou totalmente destruída e as poltronas dos passageiros se soltaram.

Passageiros relataram à polícia que foram acordados pelo barulho de tiros momentos antes de o motorista perder o controle do veículo.

O ônibus com placas de Dracena, no interior de São Paulo, saiu de Presidente Prudente, no mesmo estado, e seguia para o Paraguai. O grupo faria compras no país vizinho.

Local do acidente na manhã deste sábado (9) (Foto: Marco Matos/RPC)Poltronas dos passageiros se soltaram do ônibus com o impacto da batida (Foto: Marco Matos/RPC)

Mortos e feridos
Os feridos foram encaminhados para Santa Casa e para o Pronto Socorro de Campo Mourão, também no centro-oeste do estado.

Até as 16h31, 16 das vítimas estavam internadas no Pronto-Socorro de Campo Mourão, duas delas estão na UTI e correm risco de morte. Outras seis vítimas estão internadas na Santa Casa de Campo Mourão. Dois feridos que também tinham sido levados para a Santa Casa foram liberados.

As nove pessoas que morreram no local do acidente – cinco homens (entre eles, o motorista) e quatro mulheres – foram levados para o Instituto-Médico Legal (IML) de Campo Mourão. O corpo da 10ª vítima, que morreu no hospital e ainda não teve o sexo informado, também foi encaminhado ao IML.

Até as 15h15, os dez corpos seguiam no IML para liberação. Vários parentes foram ao local, inconformados com a tragédia. Maria Aparecida Borgues conta que perdeu o genro no acidente. A filha dela também viajava junto, mas em um ônibus que estava na frente.

Situação ocorreu por volta da 1h45 deste sábado (9), em Mamborê (Foto: José Marcelo Chagas/Cidade Destaque)Situação ocorreu por volta da 1h45 deste sábado
(9) (Foto: José Marcelo Chagas/Cidade Destaque)

“Infelizmente, eu perdi o meu genro. Tenho um neto que vai fazer 5 anos em julho. A minha filha trocou de ônibus e ele ficou. Ele pediu para ela ir no outro ônibus e ela chamou ele para ir junto, mas ele disse que na volta eles voltavam no mesmo ônibus. Infelizmente, Deus não quis assim”, relata.

O dono do ônibus está entre as vítimas feridas. Uma verificação preliminar da PRF aponta que o veículo estava registrado na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mas não tinha autorização para fazer a viagem.

Sendo assim, a PRF informou que, por enquanto, não tem condições de precisar o número exato de pessoas que estava dentro do veículo. Ainda conforme a polícia, não havia crianças no ônibus.

A BR-369 ficou totalmente interditada até as 4h30. Às 13h20, o trânsito já estava normal na região. O ônibus foi encaminhado para o pátio da PRF de Ubiratã, na região oeste do estado.

Mamborê fica a 490 quilômetros de Curitiba.

Polícia investiga
A Polícia Civil já abriu um inquérito para investigar o caso.

“Era um comboio de cinco ônibus. Esse ônibus ficou por último, foi interceptado por outro veículo e foram efetuados de cinco a seis disparos. A maioria das vítimas estava dormindo e não viu o que aconteceu, só ouviu”, explica o delegado João Paulo Lauandos.

Ainda segundo o delegado, um dos passageiros relatou à polícia que viu dois indivíduos com lanternas no lado de fora. “Eles estavam procurando, perguntando se mais alguém tinha morrido, com atitude bem suspeita, de bonés. Tudo indica que se trata mesmo de uma tentativa de assalto”, afirma.

Situação ocorreu por volta da 1h45 deste sábado (9), em Mamborê. (Foto: Divulgação/PRF)Situação ocorreu por volta da 1h45 deste sábado (9), em Mamborê. (Foto: Divulgação/PRF)
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.