05/09/2014 09h37 – Atualizado em 05/09/2014 11h15
Fogo destrói secretarias de Justiça e da Administração Penitenciária
Fogo começou na manhã desta sexta-feira; incidente não deixa feridos.
Situação gera comoção entre funcionários; curto em ar é principal causa.
O prédio da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), situado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, foi destruído após um incêndio na manhã desta sexta-feira (5). Não há feridos, informa o governo baiano. O incidente começou por volta das 9h e, às 10h30, os bombeiros afirmam que as chamas estavam controladas.
No local, fica ainda a sede da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) fica ao lado no prédio alvo do incêndio. De acordo com a assessoria da pasta, o prédio também foi esvaziado, mas não foi atingido pelas chamas.
Os dois prédios foram evacuados. Informações iniciais dão conta de que o fogo começou por um problema no ar-condicionado, segundo informa a polícia. O CAB fica situado na Avenida Paralela, nas proximidades do bairro de Sussuarana, e reúne as secretarias estaduais, assim como órgãos de Justiça.
da Bahia (Foto: Ruan Melo/ G1)
A situação gera comoção nos funcionários das pastas, que se reúnem em dezenas ao lado de fora. A assessora de gabinete Dailva Prado falou, emocionada, com o G1. “Perdemos tudo. Todo trabalho que a gente fez com tanto carinho, durante anos, tudo perdido. Agora vamos ter que ter fé pra começar tudo de novo”, disse aos choros.
Siclei Assis, coordenador administrativo, também acompanha o trabalho dos bombeiros. “Estou chorando não só porque perdi objetos pessoais, mas porque foi muito trabalho perdido. Não sei como vamos recuperar”, afirmou. Quatro equipes dos bombeiros estão no local e, pouco antes das 10h, mais dois carros-pipas foram solicitados. As equipes tentam apagar as chamas e conter a forte fumaça.
De acordo com a SJCDH, o acervo de documentos das duas pastas fica no subsolo e, por isso, foi salvo. A dimensão dos prejuízos vai ser levantado durante a perícia.
Estouro de ar
“Assim que ele foi ligado, pipocou e, minutos depois, o fogo se alastou”, disse Paulo Ramos, membro da comissão de sindicância da Seap, sobre a possível causa do incidente. Segundo ele, a situação aconteceu na sala da Corregedoria da pasta e se agravou devido à estrutura de material inflamável. “Como a parede de proteção é feita de material inflamável, o fogo se espalhou pelo prédio”, acrescentou. Três funcionários estavam no local e não se feririam.