FOTOS IMAGENS-Embaixador russo é morto por atirador na Turquia
Andrei Karlov, embaixador da Rússia na Turquia, foi morto por um atirador enquanto visitava uma galeria de arte em Ancara, capital turca, segundo o Ministério das Relações Exteriores russo. O responsável pelo ataque gritou “Allahu Akbar” (“Alá é grande”), de acordo com um fotógrafo da agência de notícias AP que estava presente no local.
O atirador, que segundo sites internacionais era membro da polícia turca na capital Ancara, foi abatido no local por forças de segurança, de acordo com a imprensa turca. Três outras pessoas também foram feridas no ataque.
De acordo com o jornal norte-americano Washington Post, o atirador gritou frases em defesa da Síria. “Não esqueçam de Aleppo! Não esqueçam da Síria! Vocês não ficarão seguros até que nossas cidades tenham segurança. Somente a morte pode me levar daqui. Nós somos aqueles que prometeram fidelidade a Maomé para fazer a jihad (guerra santa)”.
O responsável pelo ataque teria mostrado uma identificação oficial para entrar na galeria de arte. Ainda não é claro se ele estava no local a serviço ou não. Uma foto do embaixador momentos antes de sua morte mostra o atirador posicionado logo atrás de Karlov, à esquerda.
A Rússia considera o episódio um “ataque terrorista”, mas nenhuma organização assumiu a autoria do ato até aqui; “Hoje em Ancara, como resultado de um ataque, o embaixador da Rússia na Turquia foi morto”, disse Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo.
O embaixador foi ao local prestigiar uma exposição chamada “Rússia vista pelos turcos”.
Um vídeo da cena mostra o embaixador fazendo um discurso antes dos tiros começarem. Em meio a gritos de outras pessoas que estavam no local, o atirador aparece por trás do embaixador, já caído no chão, e grita palavras de ordem.
Karlov chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
IMAGENS FORTES: VÍDEO MOSTRA MORTE DE EMBAIXADOR RUSSO NA TURQUIA
Segundo o site britânico The Independent, o prefeito de Ancara Melih Gokcek afirmou a repórteres do lado de fora da exposição que o ataque visava desestabilizar as relações entre Turquia e Rússia.
Rússia e Turquia tem tido uma relação delicada nos últimos anos. Ambos os países defendem lados contrários na guerra civil síria. O ápice da turbulência dessas relações ocorreu em 2015, quando um jato militar russo foi abatido pela Turquia.
Rússia. Irã e Turquia têm reunião sobre a Síria nesta terça
Os ministros das Relações Exteriores de Rússia, Irã e Turquia irão se reunir em Moscou na terça-feira (20) com o objetivo de buscar uma nova solução para a cidade síria de Aleppo.
Rússia e Irã estão no mesmo lado da Síria, onde apoiam o regime de Bashar al-Assad, tanto política como militarmente, já que os aviões russos e as milícias iranianas participaram ativamente nos combates.
Enquanto isso, russos e turcos aproximaram posturas nas últimas semanas, até o ponto de que o acordo de evacuação de civis e combatentes rebeldes da cidade de Aleppo foi fechado pelo chefe do Kremlin, Vladimir Putin, e seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan.
No último domingo (18), houve protestos na Turquia por causa da intervenção russa na guerra civil da Síria. A Turquia é membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e apoia grupos rebeldes.
Embaixador era diplomata de carreira
Morto no incidente, Andrei Karlov tinha 62 anos e era diplomata de carreira. O russo entrou para o serviço diplomático em 1976 e atuou como embaixador em Pyongyang, na Coreia do Norte, entre 2001 e 2006 e depois atuou como chefe do departamento consular do Ministério das Relações Exteriores russo. Ele era embaixador na Turquia desde 2013.
Rusya’nın Ankara Büyükelçisi AK’a suikast düzenleyen saldırgan, saldırı sonrası Çağdaş Sanatlar Merkezinin dışından böyle görüntülendi.
Ataque é condenado no mundo
Organizações internacionais, como a ONU, condenaram o ataque ocorrido em Ancara. Os Estados Unidos, que ameaçam retaliações à Rússia após suposta intervenção na eleição norte-americana, também lamentaram o episódio.
Segundo sites internacionais, o presidente russo Vladimir Putin ligou para o presidente turco Racep Erdogan logo após o assassinato. Os turistas russos na Turquia receberam avisos para ficarem longe de aglomerações.
O país norte-americano ainda fechou sua embaixada em Ancara, segundo a agência estatal russa RIA. A embaixada russa teve a segurança reforçada.
O Ministério das Relações Exteriores da Turquia afirmou que os responsáveis pelo ataque serão levados à Justiça e que o ato não prejudicará as relações entre Rússia e Turquia.
Um ex-ministro das Relações Exteriores da Suécia comparou o assassinato à morte do arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, e de sua mulher por um membro da organização nacionalista sérvia em 1914, em episódio que foi o estopim para o início da Primeira Guerra Mundial. Para ele, se a morte do embaixador tivesse ocorrido há seis meses, a história poderia ter se repetido.
Six months or so ago the assassination in Ankara might have been a new Sarajevo 1914. Now hardly.
Receba o Giro UOL por e-mail
Em duas edições diárias, um resumo das notícias mais importantes para começar e terminar o seu dia. É só deixar seu e-mail e pronto!
Veja também
- Menina síria que tuitava sobre a vida em Aleppo é evacuada
- Retirada de civis de Aleppo é retomada após acordo
- Avião militar russo cai na Sibéria e deixa 32 feridos
- Rússia diz que vetará texto francês de resolução da ONU para evacuação de Aleppo
- Por que Trump está indicando tantos militares para compor seu gabinete?
- TODOS
- MAIS CURTIDOS
- ESCOLHA DO EDITOR
-
Willian
1 hora atrás
Matar o próximo por crença religiosa ou qualquer outra que seja, é realmente a prova da regressão da humanidade. deplorável.
- Responder
- 12
- Denunciar
-
FEREX
23 minutos atrás
O o sheik Mohanad Mostufa Alhseen, do interior de SP, diz que o islã prega a paz e a tolerância entre os povos, então este rapaz que matou o embaixador só pode ter entendido tudo errado, pois quem ama não faz o que ele fez. Vamos aguardar que as autoridades religiosas muçulmanas escrevam artigos nos jornais, sites etc condenando este ato, que façam enormes manifestações condenando a violência em nome do Islã e ameaçando de expulsão todos que fazem atos terroristas em nome desta fé, é só esperar que com certeza veremos isto.
-
bisbilhotando
28 minutos atrás
Os rebeldes chegaram a tomar 80% das áreas comandadas por Bashar e então veio a Rússia e a sangria. Esse embaixador é só o começo. Muitos russos responsáveis pela queda dos rebeldes na Síria. Espere só pra ver então quando começar a invasão contra a Europa, pois os russos ja estão se posicionando em Letônia, Lituânia e Estônia. Ae você poderá dizer isso de novo, só que contra os Russos.
Ver mais Respostas -
ESFSP
1 hora atrás
vocês jornalistas não aprendem… atirador é o esportista do nobre esporte do tiro. o que define esse maluco aí é assassino, maníaco homicida, ou qquer outra coisa do tipo. anotem no manual de redação, se é que usam um.
- Responder
- 5
- Denunciar
-
Marcelo
53 minutos atrás
Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa atirador a·ti·ra·dor adj sm 1 Que ou aquele que atira. 2 Diz-se de ou indivíduo que tem habilidade e destreza em atirar com arma de fogo ou de arremesso. sm Gatilho de arma de fogo. EXPRESSÕES Atirador de elite, Mil: soldado treinado para atirar com precisão em situações de perigo ou tensão que põem em risco a vida de reféns, civis, pessoas sequestradas etc. ETIMOLOGIA der do part de atirar+or.
-
Eu Feminina
56 minutos atrás
Só se for no teu achismo. Para qualquer dicionário atirador é o “indivíduo que foi treinado para atirar, de forma precisa, com arma de fogo ou de arremesso; aquele que tem capacidade para atirar”. Antes de tentar corrigir os outros, que tal corrigir a si mesmo?
-
silviamil
1 hora atrás
Até estranhei o tempo que o atirador teve para discursar. Kd policiais pra darem fim nele e socorrerem a vítima?
- Responder
- 5
- Denunciar
-
betaum
19 minutos atrás
Impressionante é a coragem e o destemor desses muçulmanos, eles sabem que esses serão os seus últimos atos na vida e ainda assim não vacilam nem um segundo?, matam mesmo sabendo que morrerão logo em seguida. Que força é essa que os movimentam?, morrer junto das suas vítimas?, ataque suicida?, quanta determinação, hein??.
-
Alemão zn
26 minutos atrás
Se leram direito o atirador foi abatido pelos seguranças, e não se sabe se ele estava a serviço ou não
-
Visitante
35 minutos atrás
Ele ERA policial segundo as agencias internacionais. Usou a credencial dele para ter acesso ao evento.
Ver mais Respostas -
Sergio Torres
52 minutos atrás
A Rússia está pagando caro por tentar “limpar” toda a sujeira que a dupla Obama e Clinton fizeram no Oriente Médio.
- Responder
- 3
- Denunciar
-
sjr.roma
1 hora atrás
Ih os russos irão para o revide ou não, um caso desse e declado guerra ou não.
- Responder
- 2
- Denunciar
-
Randall Flagg
27 minutos atrás
catarinense194086985 Os russos não tem anda contra o islã. Até porque estão apoiando o governo Sírio na guerra. Eles não gostam é da falta de petróleo.
-
Marcket
1 hora atrás
What? Declarar guerra pra quem? Ninguém sabe ainda quem é o atirador e qual a sua real finalidade no ato terrorista! ´É provável que seja mais um maníaco do E.L.!!!!
-
Descobrir
1 hora atrás
Não seu encrenqueiro, não haverá guerra, foi um atentado terrorista por motivações religiosas, você leu sobre os gritos de ordem do terrorista?
Ver mais Respostas
Leia os termos de uso
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook