Blog do Levany Júnior

FOTOS IMAGENS-Duas armas são roubadas por mês em assaltos a bancos em PE, diz sindicato

explosao_banco_pedra

 

Duas armas são roubadas por mês em assaltos a bancos em PE, diz sindicato

Sindicato dos Bancários cobrou uma ação efetiva do estado contra ataques.
SDS diz que está intensificando investigações e orientando as instituições.

Cláudia FerreiraDo G1 PE

Bancários contabilizaram 194 ataques entre janeiro e outubro deste ano (Foto: Polícia Militar/ Divulgação)

Duas armas, em média, são roubadas em assalto a banco e carro-forte em Pernambuco, a cada mês. O dado é do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, em balanço divulgado nesta terça-feira (1º). De acordo com a entidade, entre janeiro e outubro de 2016, 24 revólveres calibre 38 foram roubados, o que dá 2,4 armas por mês.

Além das armas, foram 216 munições e 18 coletes à prova de bala levados em ações criminosas nos últimos 10 meses. O tota foil de 194 ataques, sendo 13 assaltos, seis sequestros, 29 explosões, 13 arrombamentos, 128 ataques aos terminais de autoatendimento instalados fora das agências e cinco explosões de carros-fortes, segundo as estatísticas do Sindicato dos Bancários.

O último ataque registrado foi na noite de segunda-feira (31), quando bandidos assaltaram uma agência do Banco do Nordeste (BNB) no Centro de Paulista, no Grande Recife. Dois homens renderam e ameaçaram funcionários e levaram um malote de dinheiro, como conta a assessoria da Polícia Civil.

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco cobrou uma ação efetiva dos órgãos de segurança do estado no sentido de combater a ação de quadrilhas especializadas contra as agências bancárias de Pernambuco. Para a entidade, esses ataques têm como consequência o adoecimento dos funcionários.

“A violência impacta as pessoas de formas diferentes. Temos casos de bancários que desenvolvem síndrome do pânico, estresse pós-traumático, problemas que você vê em veteranos de guerra. Mas isso é lugar comum entre funcionários de bancos que passam por esse tipo de experiência”, conta João Rufino, secretário de Assuntos Jurídicos da entidade.

Em nota, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) informou que a pasta, junto às polícias Civil, Militar e Federal, estão adotando ações conjuntas para reduzir os assaltos a bancos. A Secretaria reconhece que os números de investidas ainda são altos, mas, comparando com os registrados entre janeiro e setembro do ano passado, a redução foi de 50%.

A SDS disse ainda que houve um fortalecimento das investigações, o que teria resultado na prisão de mais de 80 pessoas envolvidas nesta modalidade de crime, além de oferecer orientação aos bancos quanto às medidas de segurança.

Rate this post
Sair da versão mobile